sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Privado é Público mostra o Carnaval de Lucarino na Fundação José Augusto


O projeto Privado é Público inicia o ano de 2013 com uma homenagem a maior festa popular do País. A exposição "O Carnaval de Lucarino - Acervo de Dona Dorinha do Balanço do Morro" foi aberta ao público no dia 6 de fevereiro, na Galeria Newton Navarro, na sede da Fundação José Augusto.

Com curadoria de Wecsley Mariano, a mostra reúne registros da vida e obra de Lucarino Roberto de Sousa, popularmente conhecido como Mestre Lucarino, fundador, em 1966, do Grêmio Recreativo Escola de Samba Balanço do Morro.

Considerado o grande pai dos foliões do bairro das Rocas, devido ao seu envolvimento pessoal com seus foliões - tirando-os das drogas e de problemas fami-liares, Lucarino movimentou as noites de serestas por todo o Estado do Rio Grande do Norte e foi um exímio compositor de sambas-enredo não apenas para a sua Balanço do Morro, mas para quem o procurasse com a missão de encher de música e história a avenida. A exposição fica aberta para visitação até o dia o dia 1º de março, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Entrada gratuita. 



Ainda de acordo com Alexsandra Santana, o evento terá duas etapas de realização. A primeira etapa consiste no envolvimento dos alunos, os quais produzirão cordéis com temas de livre escolha, podendo a autoria ser individual ou em grupo. Em seguida, os cordéis confeccionados serão encaminhados para uma banca de seleção, pela qual serão escolhidos os três primeiros colocados. 

Já na segunda etapa do festival será proposto um tema de relevância para a sociedade, como forma de apoio e incentivo na tomada de decisão frente a problemas sociais como, por exemplo, o problema de drogas. Vale salientar que o tema da segunda etapa ainda está em fase de seleção.
Mais informações sobre o festival acesse: http://cazma. blogspot.com.br/  

Nenhum comentário:

Postar um comentário