sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Espetáculo Gardênia em cartaz na Casa da Ribeira neste final de semana
O grupo El Otro Núcleo de Teatro (SP) fica em cartaz na Casa da Ribeira nos dias 1, 2 e 3 de fevereiro com o espetáculo "Gardênia", livremente inspirado no romance “O Amor nos Tempos do Cólera”, do escritor colombiano Gabriel Garcia Marquez. A entrada é gratuita.


A peça foi artesanalmente construída. Dois atores, dez retroprojetores e uma vitrola. O público disposto em um corredor acompanha a construção da história de Fermina Daza e Florentino Ariza. O amor de juventude, suas vidas apartadas, o reencontro na velhice.

A história de Florentino Ariza e sua persistência e Fermina Daza e sua consciência de si, ao mesmo tempo que traz ao público idoso um amor consumado na velhice, traz aos mais jovens uma concepção de amor talvez já esquecida. Gardênia se firma na simplicidade de uma boa história, uma boa cena e na relação honesta, sem subterfúgios midiáticos com o espectador: o espetáculo e o fazer teatral é tão persistente e firme como o amor dos seus personagens.

O grupo El Otro Núcleo de Teatro iniciou sua pesquisa há quatro anos, investigando as relações entre teatro e literatura. Para isso, mergulhou na obra do escritor Gabriel García Márquez, que encantava pela maneira com que construía suas belas imagens através da palavra. Do desafio de construção de uma cena que abarcasse as palavras, as imagens e as imagens das palavras, nasceu El Otro Núcleo de Teatro e seu primeiro espetáculo, "Gardênia".

 Aulas da Escola de Música Epitácio Leopoldino começam dia 4 de fevereiro

A Escola de Música Epitácio Leopoldino de Oliveira, em Parnamirim, iniciará o ano letivo de 2013 no dia 04 de fevereiro com a participação de 250 alunos de diversas idades. De acordo com o maestro João Almeida, as aulas ocorrem em dois turnos: manhã, das 8h às 12h e à tarde, das 14h às 17h.
“É importante que os alunos matriculados compareçam às aulas para ter um bom desempenho ao longo do curso. E o nosso ano letivo começa no próximo dia 4”, justificou o maestro Almeida.
Os alunos foram divididos por faixa etária. Há turmas com estudantes de 8 a 10 anos; 11 a 15 anos e turmas a partir de 16 anos em diante. As aulas incluem teoria musical. A escola conta com instrumentos de sopro, percussão e bateria.
Mais informações podem ser obtidas na própria Escola Leopoldino de Oliveira, localizada à Rua Sergipe, 172, no bairro de Rosa dos Ventos ou pelo telefone: 3645-1051.
INscrições para Bolsas Residência e Alimentação

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE), está com inscrições abertas para Bolsas Residência e Alimentação para os estudantes da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA). Os alunos podem solicitar os benefícios até dia 31 de janeiro, pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGAA).

Após se inscreverem virtualmente pelo SIGAA, os interessados passarão, de 4 a 7 de fevereiro, por uma entrevista social, na FACISA.  Os alunos ingressantes e os que já participam do programa devem apresentar atestado de matrícula em disciplinas, documento de identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), além do cartão bancário do próprio candidato.

A análise e a homologação dos processos serão realizados pela Comissão de Seleção e Avaliação e o resultado parcial será publicado no mural da FACISA, no SiGAA e no site da PROAE, dia 1º de março. O resultado final da Bolsa Residência será publicado no dia 8 de março e o da Bolsa Alimentação em 7 de março.

Para informações mais detalhadas, basta acessar os editais dos processos, que estão publicados no site da PROAE, na página
www.proae.ufrn.br.

Restauração da antiga Refesa nas Rocas já foi iniciada

  
 Há aproximadamente duas semanas a PS Engenharia, construtora especializada em restauro e conservação de prédios e responsável pelo projeto de restauração da antiga Rotunda, localizada no bairro das Rocas, está trabalhando nas estruturas aonde funcionavam as oficinas de recuperação de locomotivas e vagões da Refesa - Rede Ferroviária Federal S.A. - e que dará lugar, inicialmente, a nova unidade do Campus Cidade Alta.
Durante os próximos meses, a empresa irá restaurar toda a cobertura e paredes das oficinas de trem e dos galpões da edificação. "Todas as telhas estão sendo retiradas com cuidado, lavadas e a estrutura será reforçada para colocá-las novamente", afirmou o diretor do Campus Cidade Alta, Lerson Maia.
Segundo o diretor, assim como o prédio do Liceu das Artes, tudo será preservado, os trilhos de trem serão mantidos e cruzarão algumas salas de aulas. Lerson adiantou que serão investidos cerca de R$ 6 milhões, verba vinda do Ministério da Educação, para colocar a unidade das Rocas em funcionamento. "A previsão é que em seis meses as obras de restauração estejam concluídas. Acreditamos que a presença do Instituto dará nova vida aos bairros das Rocas, Santos Reis e Brasília Teimosa".
Além da importância de preservar a arquitetura, a história e memória da cidade também serão prestigiadas com a criação do Museu do Trem de Natal. A inauguração do novo campus está prevista para o primeiro semestre de 2014


Nenhum comentário:

Postar um comentário