quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Grupo de Estudos da EC&T discute MPB e música anglo-americana
Começam nesta segunda-feira, 18, as reuniões semanais do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Música Popular da Escola de Ciências e Tecnologia (EC&T) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Trata-se de um projeto de pesquisa, já em seu terceiro ano de atividades, coordenado pelo professor Lauro Meller (EC&T-UFRN). 

Os encontros acontecem às segundas-feiras, das 18h45 às 22h15, na sala 9 da Escola de Ciências e Tecnologia da UFRN e congregam alunos e professores de diversas áreas, como Música, Literatura, História, Sociologia, Antropologia, Ciência e Tecnologia etc. 

Os encontros são dedicados ao estudo de textos, projeção de documentários e audição de gravações pertencentes, principalmente, à Música Popular Brasileira e Anglo-Americana.

O objetivo do projeto é estimular as discussões sobre Música Popular na academia, bem como fomentar a produção de artigos que poderão ser publicados na Revista Brasileira de Estudos da Canção (www.rbec.ect.ufrn.br), organizada e coordenada pelo Projeto. A participação é gratuita e não é necessária inscrição prévia, bastando comparecer às reuniões.

Curso Básico de Meteorologia recebe inscrições até esta sexta-feira

O Programa de Pós-graduação em Ciências Climáticas (PPgCC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte realiza o Curso Básico de Meteorologia por Satélite, na modalidade a distância. O curso acontece de terça-feira, 19, a quinta-feira, 21, promovido pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCTI).

Ministrado de forma interativa e em tempo real, por meio da Rede Nacional de Pesquisa e Ensino (RNP), o curso oferecerá informações necessárias para a compreensão de alguns dos produtos gerados na Divisão de Satélite e Sistemas Ambientais (DSA) do CPTEC.

Serão abordados os princípios básicos da meteorologia por satélite, produtos de previsão imediata e monitoramento da precipitação, radiação solar e terrestre e classificação de nuvens, radiação ultravioleta e sondagens atmosféricas, introdução ao sistema GeonetCast e radar meteorológico.

Os tópicos serão ministrados pelos pesquisadores Renato Galante Negri, Daniel Alejandro Vila, Juan Carlos Ceballos, Simone Sievert da Costa Coelho, César Mello e Jojhy Sakuragi. A programação e o link para as inscrições estão disponíveis emhttp://cursos.cptec.inpe.br/meteorologia-satelite-2013/.

Inscrições para os cursos superiores e subsequentes do Campus Central do IFRN encerram-se no dia 17/02

Os interessados em realizar inscrição para os cursos superiores de graduação e/ou técnico subsequentes do Campus Natal Central devem fazê-lo até às 22h (horário local) da próxima segunda-feira, 17/02. Os candidatos, para ambas as modalidades, devem ter concluído o ensino médio e podem se inscrever exclusivamente através da internet, no site do IFRN (http://www.ifrn.edu.br). Para se inscrever, os interessados  devem acessar o site ingresso.ifrn.edu.br. Ao efetuar a inscrição, o concorrente deve imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) e efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 20, até 18 de fevereiro em qualquer agência bancária. O candidato deve possuir documento de identidade e CPF, pois serão exigidos no formulário de inscrição. Não será cobrada taxa de inscrição para os cursos superiores de graduação.
No que se refere aos cursos superiores, haverá vagas para as licenciaturas presenciais, entre as quais: Geografia (turno noturno), Matemática (turno vespertino) e Física (turno vespertino). Cada curso terá um total de 40 vagas, das quais metade será disponibilizada para as vagas gerais, em que todos os estudantes podem concorrer, sejam de escolas públicas ou privadas, e a outra metade será distribuída entre os alunos de escola pública, de acordo com os critérios de renda e etnia declarados.
Para a seleção dos cursos de graduação, serão consideradas as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), no período de 2010 a 2012. No que diz respeito à classificação, o candidato deverá especificar qual edição do ENEM deseja utilizar para concorrer às vagas. O resultado final com as listas dos aprovados nos cursos superiores será divulgado no dia 05/03, no site do IFRN (http://www.ifrn.edu.br). Serão uma lista geral e quatro diferenciadas, específicas para candidatos da rede pública de ensino.

Técnicos Subsequentes
No que se refere aos cursos técnicos subsequentes, as vagas são distribuídas da seguinte forma: 36 de Geologia (vespertino), 36 de Segurança do Trabalho em cada turno (vespertino e noturno), 36 de Controle Ambiental (matutino), 40 de Edificações em cada turno (vespertino e noturno), 40 de Estradas (noturno), 36 de Mecânica em cada turno (matutino e noturno), 36 de Eletrotécnica (noturno), 36 de Petróleo e Gás em cada turno (vespertino e noturno).Para concorrer às vagas dos cursos técnico subsequentes, os interessados devem participar de um processo seletivo específico cujas provas são assim distribuídas: Língua Portuguesa (20 questões de múltipla escolha), Matemática (20 questões de múltipla escolha), Produção Textual Escrita, com 1 questão discursiva. Todas as questões são baseadas nos assuntos estudados no Ensino Médio. As provas serão realizadas no dia 10/03, das 14 às 18h, no Campus Natal Central do IFRN.
O resultado das provas de múltipla escolha da seleção será divulgado no dia 26/03, no site do IFRN (http://www.ifrn.edu.br) e nessa mesma data, serão informados os candidatos que terão suas provas discursivas corrigidas. No dia 10/04, no site da Instituição (http://www.ifrn.edu.br), será divulgado o resultado da prova discursiva. Após a interposição e análise dos recursos, a comissão responsável pelo processo seletivo publicará, no site do IFRN, o resultado final para os cursos técnicos subsequentes. Todos os candidatos devem ler atentamente o Edital do Técnico Subsequente e se informar a respeito da documentação, dos prazos e do conteúdo que será abordado nas provas.

Pepper´s Hall reabre no dia 22 com grandes atrações
A casa mais badalada de Natal reabre suas portas em 2013 com uma festa alucinante: We Are Back! Cheio de novidades, o Pepper’s  Hall  retorna das férias com uma  nova estrutura e as melhores  atrações  das noites  da cidade. 
Sexta, dia 22, tem DJ Flash, de São Paulo, com seu set alucinante de hip-house music, DJ Anna Sarah, de Recife, o projeto Light House  e o DJ residente Gunner. Sábado, dia 23, tem mais festa com Pé de Ouro, Tiago e Santafé e DJ Gunner garantindo muito forró e gente bonita.
As férias acabaram, mas não fique triste. A balada de Natal está de volta! We Are Back.  Informações: (84) 3236-2886 e www.peppershall.com.br.
IFRN promove palestra sobre igualdade de gênero na sociedade
O Campus Natal do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), por meio de sua Diretoria de Extensão (DIREX/CNAT), promove amanhã uma mesa-redonda sob o tema: Mulher e as Políticas Públicas - Construindo novos alicerces para igualdade de gênero na sociedade. O evento acontece no Auditório Pedro Silveira e Sá Leitão, do CNAT, em dois momentos, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h30. 
Com entrada franca, o objetivo é debater e refletir sobre os temas relacionados à luta das mulheres por cidadania, igualdade e direitos. Para isso, contará com a participação de gestoras e coordenadoras de Políticas para Mulheres: Régia Lúcia Lopes, Pró-Reitora de Extensão do IFRN e Coordenadora Estadual do Programa Mulheres Mil no IFRN, Fátima Bezerra, Deputada Federal, Carmosita Nóbrega, Coordenadora Estadual de Políticas para as Mulheres, Izamar Silva Pereira, Secretária de Assistência Social de Natal, representantes do Fórum Estadual de Mulheres, dos Conselhos Estadual e Municipal dos Direitos das Mulheres.
A ação integra as atividades do curso de "Multiplicadores na Temática de Gênero, Educação e Desenvolvimento", oferecido à comunidade interna e externa, e tem a coordenação da professora do IFRN Maria do Socorro da Silva.

COMUNICA pode ser Centro de Imprensa Alternativo da Copa do Mundo
A Superintendência de Comunicação da UFRN (COMUNICA) conclui proposta que disponibiliza sua estrutura para ser “Centro de Imprensa Alternativo” durante os jogos da Copa do Mundo de Futebol na capital potiguar, a exemplo de outras cidades-sede. A intenção é firmar parcerias com os organizadores do Mundial para oferecer uma base de apoio aos profissionais da imprensa que cobrirão os eventos fora do “Arena das Dunas”.
“Quem tem a credencial de acesso contará com o apoio da estrutura oficial da FIFA, mas há aqueles que, sem credencial, virão à cidade cobrir a movimentação, os eventos, os deslocamentos das seleções, a chegada dos torcedores, ou seja, o entorno da Copa, precisando de algum apoio logístico para edição de imagens, de áudio ou mesmo de fotografia, de internet sem-fio e de computadores conectados”, justificou o superintendente da COMUNICA, professor José Zilmar Alves da Costa.
Como um complexo de comunicação composto por uma emissora de televisão, uma emissora de rádio e uma agência de comunicação, além da proximidade com o estádio, a COMUNICA pode ser essa alternativa. Para isso, o apoio da FIFA e das demais entidades responsáveis pela organização do evento será fundamental.
O professor Zilmar Alves acredita que é possível montar uma estrutura adequada aproveitando a base técnico-operacional existente hoje e já em processo de reestruturação e modernização tecnológica.
“Quando a copa chegar, nosso canal digital de televisão aberta já estará em funcionamento, teremos novas ilhas digitais de edição de áudio e imagens, e uma agência, a AGECOM, mais equipada com modernos computadores, mas buscaremos o apoio delas [das entidades promotoras] para intensificar e preparar melhor a estrutura [da Superintendência]”, disse.
Atualmente, o estúdio principal da Universitária FM passa por uma reforma. Uma nova sala de direção de imagem da TVU, contígua ao estúdio B, também está sendo montada com equipamentos de última geração.
No âmbito interno, a COMUNICA conta com o apoio da Secretaria de Relações Internacionais (SRI), formando uma equipe multilíngue, e com a Superintendência de Informática (SINFO) na adequação da estrutura tecnológica, principalmente no que concerne aos sistemas de informação via fibra ótica. “Mas outros esforços precisam ser feitos para construir uma estrutura satisfatória”, afirmou Zilmar Alves.
Para concretizar o Centro de Imprensa Alternativo, o superintendente conta ainda com a parceria da Associação dos Correspondentes Estrangeiros no Brasil, da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ), da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e do Sindicato dos Jornalistas do RN (SINDJORN). “Queremos envolver uma gama de parceiros para oferecer um grande serviço, de qualidade internacional e no nível que requer um investimento como a Copa”, disse o professor Zilmar.
O superintendente Zilmar Alves espera envolver muitos alunos dos cursos de Comunicação no CIA. “Vamos buscar algumas modalidades de bolsas com vigência temporária e oferecê-las aos estudantes mediante processo de seleção, priorizando aqueles que dominam alguma língua estrangeira, pois conviver com profissionais de comunicação de diversas áreas, de regiões e países diferentes, num evento mundial, é uma oportunidade rara de adquirir novos conhecimentos”, comentou.
Ainda no âmbito desse projeto, o professor Zilmar informou que outras parcerias se desenham, inclusive para a retomada do “TVU Esporte” à programação da TVU. O programa encontra-se atualmente suspenso por problemas operacionais. “Aproveitando o entusiasmo nosso com esse projeto [do CIA], o programa vai voltar logo, em novo formato”, garantiu o superintendente, acrescentando que ainda esta semana será lançado um edital de seleção de bolsistas e voluntários para se engajarem na sua produção.
Nos próximos dias, a COMUNICA finaliza o formato de uma “Central de Esportes” voltada à produção dos conteúdos sobre essa temática, tanto para a rádio como para a televisão. A expectativa do professor Zilmar é que o novo “TVU Esporte” seja indutor de uma grande cobertura da Copa do Mundo em Natal, constituindo-se uma referência local das emissoras públicas.
O superintendente disse que já propôs à diretora de jornalismo da TV Brasil, Nereida Beirão, a formação de um cluster das emissoras públicas das praças que serão sede do Mundial. “Fizemos essa proposta no último encontro do Comitê de Rede Pública de Televisão, em Brasília”.

Empresa Júnior do Curso de Ecologia abre inscrições para seleção
A ECOSIN Soluções Ambientais, Empresa Júnior do Curso de Ecologia do Centro de Biociências (CB) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) informa que estão abertas as inscrições para processo seletivo destinado ao cargo de Trainee.
As inscrições estão abertas até o dia 20 deste mês e são feitas, exclusivamente, por meio do preenchimento da ficha de inscrição, disponível no link: https://docs.google.com/forms/d/1xddZd6siPYpcrX4c7UR_ZGbIBFbH6z_wucyngHGXzJk/viewform e em seguida enviar o currículo para o e-mail: ecosin.sa@gmail.com.
Para participar da seleção é necessário que o candidato seja matriculado no Curso de Ecologia da UFRN, tenha disponibilidade para trabalhar 10 horas semanais, acesso à internet diariamente, participar das reuniões quinzenais, e, ter pretensão em participar da ECOSIN Soluções Ambientais e dos Movimentos de Empresas Juniores (MEJ).
O processo de seleção consiste em 3 etapas: avaliação do currículo, entrevista individual, que serão realizadas entre os dias 28 de fevereiro a 5 de março, em local e horário previamente marcados, e dinâmica de grupo, a ser realizada no dia 9 de março, nos turnos da manhã e tarde.
O resultado será enviado para o e-mail de cada candidato, como também será divulgado pelas mídias da ECOSIN, no dia 17 de março. A partir de então, os candidatos estarão aptos a participarem do Programa Trainee da Empresa Júnior, que se inicia no dia 19 de março.
Outras informações devem ser obtidas através do e-mail: ecosin.sa@gmail.com.

Galeria Itinerante de Arte Potiguar no Caminho dos Sabores

Entre os dias 18 e 28 de fevereiro a Galeria Itinerante de Arte Potiguar segue e viajem e entra No Caminho dos Sabores. O novo destino é o Mamma Itália Restaurante e Pizzaria que preparou uma programação especial para homenagear arte potiguar. O horário de visitação será o mesmo horário de funcionamento do restaurante: de segunda à quinta, das 18h30min às 00h e de Sexta à Sábado, das 18h30min às 01h.

Durante os dez dias de exposição o Chef do Mamma Itália, Mattia Cutrufelli, apresentará cinco pratos clássicos da culinária italiana revisitados para homenagear a culinária Potiguar. Os preços dos pratos variam entre R$15 e R$55, podendo ser individuais ou para duas pessoas. Além disso, os visitantes poderão apreciar uma seleção musical recheadas de canções de artistas locais.

No salão do Mamma Itália estarão expostos trabalhos de 12 artistas: Alexandre Ribeiro, Altemir Freire, Braga Santos, Jordão, Júlio Siqueira, Marcelus Bob, Mestre Fefeu, Rosa MC, Sheyla Batista, Vilela e Wodson Rodrigues. Minidocumentários foram produzidos sobre a obra e vida de cada artista e estão disponíveis no canal do IFRN Cidade Alta no YouTube (http://www.youtube.com/user/ifrncidadealta). 

O tempero final dessa receita será a playlist que o Mamma Itália preparou para a ocasião.  Liz Rosa, Mirabô Dantas, Valéria Oliveira, Geraldo Carvalho, Simona Talma, Eduardo Taufic, Carlinhos Zens, Krystal, Luiz Gadelha e tantos outros talentos que alimentarão a alma dos visitantes. 

Sesc abre inscrições para cursos gratuitos

Artesanato com materiais reciclados, pintura em tecido, culinária e corte e costura estão entre as 11 opções de cursos que o Sesc passará a oferecer em março por meio do Programa de Comprometimento e 
Gratuidade (PCG), iniciativa do Sistema Fecomércio/RN. 

As inscrições podem ser feitas de 4 a 20 de fevereiro, entre 8h e 17h, nas unidades onde serão ministrados os cursos: Sesc Cidade Alta (Natal), Sesc Mossoró e Sesc Seridó (Caicó). A lista dos aprovados – que preencherão as 210 vagas oferecidas – será divulgada no dia 27 de fevereiro.

O público-alvo é formado por comerciários e seus dependentes, como também estudantes de escolas públicas, cuja renda familiar mensal não ultrapasse três salários mínimos nacionais. No ato da inscrição é preciso levar os documentos originais, com cópias: RG ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência e de escolaridade e, caso necessário, documento que comprove deficiência física ou mental. 

Também deverá ser entregue a autodeclaração de renda familiar e o questionário socioeconômico. Vale lembrar que a renda familiar mensal do candidato não pode ultrapassar o valor de três salários mínimos nacionais. Caso o interessado em fazer o curso seja menor de idade, deverá estar acompanhado do responsável legal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário