terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Recital “Piano a Quatro Mãos” acontece na próxima quinta-feira (7) no IFRN


O recital “Piano a Quatro Mãos” acontecerá na próxima quinta-feira (7), às 15h30, no Auditório Pedro e Sá Leitão, no IFRN Campus Natal-Central. Esta é uma iniciativa do Núcleo de Artes, com a finalidade de fomentar os acontecimentos culturais na escola, para que a arte esteja sempre presente no Instituto, para tanto, o evento também será aberto à comunidade externa.

O repertório para piano a quatro mãos remonta a Inglaterra do séc. XVII, executado em instrumentos de teclado que precederam o piano, criado somente no séc. XVIII, por Bartolomeo Cristofori, em 1711. Desde então, muitos compositores escreveram para esta formação e, com o advento do romantismo, tendo o piano conquistado o gosto tanto dos compositores quanto do público, um vasto repertório foi composto. Para este recital foram selecionadas obras de Mozart, Brahms, Rachmaninoff e Fauré.

A formação de um pianista clássico se dá por horas incontáveis de treino solitário para apresentação individual, muito mais do que tocando em conjunto, pela própria natureza do aprendizado do instrumento e do seu vasto repertório solo. Quando dois pianistas decidem reunir-se para trabalharem juntos em um repertório de piano a quatro mãos o fazem por compartilhamento de experiências e afinidades musicais.  Este foi é objetivo primeiro que motivou os pianistas Marluze Romano e Guilherme Rodrigues para a formação do duo, que para além da composição do conjunto que integram, esperam divulgar o repertório para piano a quatro mãos.

A pianista Marluze Romano fez parte do primeiro corpo docente que fundou a Escola de Música em 1962 e Guilherme Rodrigues foi admitido no quadro da instituição em 1995. Por força do tempo de trabalho, antes nunca haviam trabalhado juntos, porém conhecendo-se puderam juntar os interesses musicais e neste ano resolveram se associar para a criação do duo de piano a quatro mãos. Deste encontro o duo já participou do projeto Solar Bela Música e, agora nesta apresentação, homenageia os 50 anos da Escola de Música celebrando com o recital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário