sábado, 21 de julho de 2012

Notícias da UFRN


Credsuper recebe inscrições de cooperados para concurso fotográfico
Credsuper – Cooperativa de Crédito dos Servidores da UFRN – Filiada ao Sistema Unicred
A Cooperativa de Crédito dos Servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CREDSUPER) informa que foram prorrogadas até o dia 25 de julho as inscrições para o concurso fotográfico, que visa selecionar 24 fotos que comporão o calendário 2013 da Unicred do Brasil.
De acordo com o regulamento do evento, podem participar cooperados filiados às cooperativas de crédito distribuídas pelo Brasil e filiadas ao Sistema Nacional Unicred, dentre elas a CREDSUPER, localizada no Centro de Convivências da UFRN. As fotos devem ser inéditas e versar sobre o tema “Natureza Espetacular”, mostrando as paisagens e lugares do Estado em que a cooperativa está sediada.
Pelo regulamento, é vetada a participação dos dirigentes, conselheiros e colaboradores das cooperativas filiadas ao Sistema Nacional Unicred. Também é proibida a participação de colaboradores da Unicred do Brasil.
Os interessados em participar do concurso devem se dirigir, até o dia 25 de julho, às agências das Cooperativas de Crédito nas quais são associados e efetuar a inscrição, mediante o preenchimento do formulário em que devem constar algumas declarações, como a de autoria, comprovando que a fotografia é do participante.
Além do preenchimento da ficha de inscrição, o candidato deve entregar na sede da cooperativa, onde é cooperado, uma fotografia impressa em papel fotográfico fosco, tamanho 20 cm X 30 cm, formato horizontal sem moldura, acompanhado do arquivo da fotografia gravado em CD ROM com resolução mínima de 300ppi. Cada cooperado pode concorrer com duas fotografias.

Exposição e Seleção
Entre os dias 26 de julho e 2 de agosto acontece nas agências de Cooperativa de Crédito do Sistema Unicred do Brasil a exposição das fotos selecionadas para o concurso. Na ocasião um fotógrafo profissional, convidado pela Cooperativa, fará a seleção das três melhores fotografias. Aquelas que obtiverem as maiores notas seus autores ganharão: 1º lugar – Máquina Fotográfica Digital Sony Alpha DSLR SLT 55VL; 2º lugar - Máquina Fotográfica Digital Sony Alpha DSLR SLT A33 e o 3º lugar - Máquina Fotográfica Digital Sony Alpha DSLR A290.
As premiações serão entregues até 60 (sessenta) dias após a divulgação do resultado final, na cooperativa de crédito onde os cooperados são associados.
O resultado final está previsto para ser divulgado no site www.unicred.com.br/concursofotografico e nos sites das demais Cooperativas até o dia 10 de setembro.
Para ter acesso ao regulamento e a ficha de inscrição, os interessados podem acessar a página da CREDSUPER na internet: http://www.credsuper.com.br/site/. Para mais informações ligar para: (84) 4009-3232.

Editora da UFRN participa da Bienal Internacional do Livro em São Paulo
A Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EDUFRN) participa da XXII Bienal Internacional do Livro, em São Paulo, que acontece de 9 a 19 de agosto no Pavilhão de Exposições do Anhembi.
Na ocasião, a Editora da UFRN fará exposição e distribuição de 70 exemplares de sete títulos. A participação no evento servirá para abrir uma comunicação com o setor gráfico nacional, bem como vivenciar novos rumos e tecnologias do mercado gráfico.
Além disso, a EDUFRN pretende estreitar os laços com a Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU), na qual é filiada.
A Bienal Internacional do Livro de São Paulo este ano tem como tema “Porque livros transformam o mundo” e os homenageados serão os escritores Jorge Amado e Nelson Rodrigues, pelo centenário de nascimento deles, bem como os 90 anos da Semana de Arte de 1922.
A Bienal reunirá em um mesmo local as principais editoras, livrarias e distribuidoras do país, que apresentarão os mais importantes lançamentos editoriais e oferecerão uma diversidade única de títulos.
O evento irá reunir representantes da cadeia produtiva e criativa do livro, como empresários, jornalistas e escritores do Brasil e do mundo.
A Bienal atrai ainda um público plural, como crianças, jovens e adultos, devido à diversificada programação cultural, que incentiva o gosto pelos livros e pela leitura.

Continuam abertas inscrições para especialização em Literatura e Cultura
Continuam abertas as inscrições para o curso de Especialização em Literatura e Cultura do Rio Grande do Norte. O período de inscrição vai de 9 de julho a 3 de agosto de 2012. As inscrições podem ser feitas no período da manhã ou tarde. O curso é realizado pelo Núcleo Câmara Cascudo de Estudos Norte Rio-Grandenses (NCCEN) da UFRN.
Os interessados para participar no processo seletivo precisam pagar uma taxa de R$ 40 e também portar no ato da inscrição cópia de diploma de graduação reconhecido pelo MEC, currículo, carta de intenção, formulário preenchido e documentos pessoais. A seleção será feita mediante análise da carta de intenção e do currículo.
Pela manhã, as inscrições podem ser realizadas na sala do NCCEN, localizado no Museu Câmara Cascudo, da UFRN, que fica na Avenida Hermes da Fonseca, 1398, bairro do Tirol, vizinho ao Aéreo Clube de Natal.
A segunda opção para efetuar a inscrição é ir até ao primeiro andar, na sala 308, no prédio do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), localizado no campus central da UFRN, no horário das 8h30 às 12h.
No período da tarde, das 14h às 17h30, as inscrições podem ser realizadas no Departamento de Filosofia da UFRN, localizado no terceiro andar, na sala 703, do CCHLA. Os telefones para contato são: 3215-3566 e 8873-6009.


Projeto Violonista Mirim abre vagas para curso na Escola de Música
O Projeto Violonista Mirim, uma das atividades de extensão da Escola de Música da UFRN, realiza a partir do dia 1º de agosto as inscrições para a nova turma do curso de violão. O projeto visa à formação de jovens violonistas.
Estão abertas 30 vagas e o investimento semestral é de R$ 300,00. Podem se candidatar crianças de 7 a 12 anos de idade.
As inscrições podem ser realizadas entre os dias 1º e 3 de agosto, na Secretaria de Extensão da Escola de Música. Feita a inscrição, a criança e os pais passarão por entrevista e o resultado da seleção sairá no dia 8 de agosto.
O curso será ministrado de forma presencial e contará com uma metodologia que inclui aulas práticas semanais, individuais e em grupo, o que possibilita a experimentação e o estímulo ao estudo do instrumento.
Veja abaixo o cronograma para fazer o curso:
Dias 1, 2 e 3 de agosto – Inscrições.
Local: Secretaria do curso de extensão.

Dias 6 e 7 de agosto – Entrevista com a criança e o responsável.
Local: Sala L, na Escola de Música, das 9h às 11h30 e das 15h às 17h30.

Dia 8 de agosto – Divulgação dos 30 alunos selecionados.
Dias 9 e 10 de agosto – Matrículas.
Pagamento da taxa de 300 reais em boleto bancário.

Dia 15 de agosto – Início das aulas.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3215-3635.

Escola de Música abre seleção para professor de técnica vocal
20 de Julho de 2012
A Escola de Música da UFRN (EMUFRN) abriu na última segunda-feira, 16, as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC).

Poderão se inscrever no programa graduandos em música com experiência comprovada na área requerida. As inscrições vão até a hoje, sexta-feira, dia 20 de julho, e poderão ser feitas na sede da EMUFRN, no Campus Universitário, no horário das 8h às 12h.

Para a inscrição serão exigidas cópias autenticadas do Registro Geral (RG), do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do diploma, além do currículo Lattes e da declaração de disponibilidade para exercer a carga horária indicada para o cargo ao qual concorre.

A homologação das inscrições será divulgada no dia 23, segunda-feira, e a seleção ocorre em duas etapas: análise documental e entrevista, esta última prevista para o dia 25 de julho.

O horário das entrevistas será informado pela Comissão da Seleção por e-mail ou por telefone. O resultado será divulgado dia, 25, através do site: www.musica.ufrn.br.  

UFRN irá atender alunos da rede pública em consultórios itinerantes
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recebe quatro consultórios móveis para atendimento odontológico e oftalmológico. A iniciativa faz parte do projeto Consultórios Itinerantes, promovido pelo Governo Federal por meio do Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Ministério da Saúde.
O projeto consiste na utilização de caminhões como consultórios para atendimento de alunos da rede pública de ensino, promovendo a saúde bucal e identificando patologias da visão.
Segundo a diretora do Hospital de Pediatria (HOSPED) da UFRN, Jozana do Rosário Moura Caetano, os consultórios estão vinculados aos hospitais universitários e são totalmente equipados e modernos.
Ao todo são 37 veículos distribuídos em todo o território brasileiro. Inicialmente, os veículos devem permanecer no município onde se localizam os hospitais universitários para posteriormente se dirigirem a todos os municípios que aderiram ao Programa Saúde na Escola (PSE) do Governo Federal.
Ainda segundo a professora Jozana Moura, a UFRN deve contatar as secretarias estaduais e municipais de educação e saúde para firmar acordo quanto à manutenção, segurança e cadastro de alunos a serem atendidos.
Os caminhões devem chegar à UFRN no terceiro trimestre deste ano, ou seja, entre julho e setembro. São dois consultórios odontológicos destinados ao Hospital Universitário Ana Bezerra, em Santa Cruz; um oftalmológico para o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL); e um odontológico para o HOSPED.

Nenhum comentário:

Postar um comentário