terça-feira, 31 de julho de 2012

Notícias da UFRN


Escola de Música abre turmas para Curso de Extensão em Canto Popular
A Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN) vai abrir uma nova turma do Curso de Extensão em Canto Popular. Estão disponíveis 40 vagas sendo 20 para iniciantes e 20 para participantes da turma 1 do primeiro semestre letivo de 2012.
As inscrições poderão ser feitas de 6 a 10 de agosto na Secretaria de Extensão da Escola de Música, localizada no Campus Central da UFRN, situada no bairro de Lagoa Nova.
A secretaria abre pela manhã das 8 às 12h e à tarde das 14h às 17h. O valor do curso é de R$ 150 para iniciantes e R$ 200 para a turma avançada.
As aulas para os iniciantes acontecem de 17 de agosto a 9 de setembro sempre às sextas-feiras, das 16h às 18h, e para os veteranos aos sábados, de 11 de agosto a 17 de novembro, das 10h às 12h.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3215-3605.

Design e Ergonomia será tema de evento internacional na UFRN
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através do Programa de Pós-Graduação em Design e o Departamento de Design, sedia entre os dias 12 e 16 de agosto o XII Ergodesign & Usabilidade e Interação Humano-Computador (Ergodesign & USIHC), evento internacional na área de Design Ergonômico e de Interação do homem com as novas tecnologias.
Realizado este ano de 2012 em Natal, o XII Congresso Internacional propicia a união de diversos enfoques que tenham o ser humano como destaque de suas preocupações ao desenvolver novas soluções tecnológicas. O evento visa apresentar e aprofundar metodologias e métodos que enfatizem o projeto centrado no usuário, além de discutir estratégias de difusão e implementação destes.
O encontro acontece desde 2001 e esta é a primeira vez que será realizado em Natal. O evento reúne, anualmente, estudantes e profissionais de diversas áreas com o intuito de debater e refletir acerca da qualidade de vida do ser humano no trabalho, em casa e no lazer. O público previsto é formado por arquitetos, engenheiros, ergonomistas, fisioterapeutas, médicos e psicólogos.
De acordo com o coordenador do evento e professor do Departamento de Design da UFRN, Guilherme Santa Rosa, a área que será debatida é abrangente e por isso se constitui num segmento interdisciplinar. “Dentro do design ergonômico existem três subdivisões: a física, cognitiva e organizacional. Por exemplo, tentamos aprimorar produtos físicos, um instrumento de trabalho ou até mesmo dispositivos digitais, como softwares”, explica o professor.
O congresso recebe diversos palestrantes, entre eles Ruth Sims, da Loughborough University, do Reino Unido; Robert Hoffman, da Institute for Human and Machine Cognition, da Flórida; Nuno Jardim Nunes, da Universida da Madeira, de Portugal; Leonardo Marques, da Escola Superior de Propaganda e Marketing, da Pontifícia Universidade Católica, do Rio de Janeiro e Antônio Pereira, do Instituto Internacional de Neurociências de Natal (UFRN).
Os interessados podem realizar as inscrições pelo site do evento: www.ergodesign-usihc.com.br ou na Secretaria da Pós-Graduação em Design.

Pós-Graduação em Estudos da Mídia abre inscrições para minicurso
A partir de 1º agosto estarão abertas as inscrições para o minicurso “Mídias e transformações políticas, econômicas e demográficas: implicações para o campo da pesquisa”, ministrado pelo Dr. Federico Subervi, professor e diretor do Center for the Study of Latino Media & Markets, da School of Journalism & Mass Communication, Texas State University-San Marcos.
O Minicurso será de 15 a 17 de agosto, das 8h às 12h, no Auditório A, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Serão 30 vagas destinas aos estudantes de pós-graduação e graduados em Comunicação e áreas afins. O minicurso terá duração de 15h.
Para proceder a inscrição, o interessado deve acessar o site do Sistema Integrado de Gestão e Atividades Académica (SIGAA), clicar em “Extensão” e em seguida “Inscrição on-line”.
O evento é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPgEM) e tratará de temas como: mudanças demográficas e diásporas internacionais; implicações para a prática e investigação no campo da comunicação social; esquema para entender as relações das estruturas político-econômicas e as estruturas de conteúdos dos meios de comunicação e implicações sociopolíticas das novas tecnologias e mídia social.
Para mais informações: 3215-3926

Nenhum comentário:

Postar um comentário