quarta-feira, 25 de julho de 2012

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Transforme-se/Cosern inicia turmas no CDP Feminino de Parnamirim

O mês de julho foi marcado por novos desafios para o Transforme-se/Cosern. O projeto, que existe desde 2005 com o objetivo de ressocializar detentas do complexo Penal Dr. João Chaves através da arte, ultrapassou fronteiras e iniciou novas turmas, dessa vez no Centro de Detenção Provisório Feminino de Parnamirim, o CDP. As aulas começaram neste mês, e continuarão por tempo indeterminado, sendo o novo espaço uma extensão do Transforme-se/Cosern da João Chaves.
A primeira oficina realizada no CDP foi de bordado a mão, e a professora Efigênia Oliveira foi a responsável pela inserção do projeto no Centro. Ela conta que o Transforme-se quer sempre agregar valor as pessoas que precisam de ajuda, e que o projeto leva para essas meninas uma oportunidade nova de ver o mundo através da arte.
Bolsas, carteiras, bijuterias e muitos outros produtos estão sendo  confeccionados pelas detentas do CDP de Parnamirim. Atualmente, as reeducandas estão trabalhando na confecção da coleção Encantos dos Sertões, que surgiu em 2011 e leva fatos tipicamente nordestinos para bolsas ecologicamente corretas. Lembrando que, o material produzido pelo projeto é totalmente exclusivo.
Para as próximas turmas, as reeducandas do CDP Feminino de Parnamirim irão receber o curo de crochê, ministrado pela também reeducanda, do regime aberto, Débora Vanessa, que é devidamente supervisionada pela professora Efigênia Oliveira.

Jenipabú recebe o projeto "Cinema na Praça" nesta quinta-feira, 26

A praia de Jenipabú recebe nesta quinta-feira, 26, a 18ª edição do projeto cultural "Cinema na Praça". A Comissão Pró-Selo Unicef assegurou que o projeto não irá ser interrompido, tendo retornado as atividades do segundo semestre na última quinta-feira, 19, na comunidade de Campinas.

O "Cinema na Praça" tem como objetivo levar cultura  para as comunidades por meio da exibição de filmes nacionais, a partir das 18h30, sempre às quintas-feiras. A sessão conta também com a distribuição de pipocas.

Projeto Free Way
Free-way é um filme realizado a partir das experiências de viagem dos artistas Lilian Maus e Rodrigo John pelas regiões sul, norte e nordeste do país e será exibido em sessões gratuitas comentadas pelos artistas no dia 26 de julho, às 19h, na Casa da Ribeira.
O projeto, contemplado pelo Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 8ª Edição, cria situações de convivência e de reflexão desencadeadas pelo deslocamento do olhar. O filme parte das perambulações urbanas para registrar encontros e desvios de um percurso atravessado por diferentes sotaques, pensamentos e paisagens brasileiras.
Situando-se entre documentário e ficção, os artistas apropriam-se da arte naify das fachadas comerciais, dos textos publicitários de outdoors e das sinalizações de trânsito para construir uma narrativa atravessada pelo acaso e o acidente.
Deslocados de suas funções originais, esses textos e essas ilustrações adquirem novos sentidos, revelando pontos onde um Brasil idealizado entra em choque com a precariedade de sua representação. Nessa lacuna, a fantasia de uma sociedade urbana e cosmopolita redunda no crescimento desordenado, na cultura do puxadinho e do improviso.
O projeto Free-way é financiado pelo Prêmio Redes da Funarte/MINC e conta com o apoio local da Casa da Ribeira.
 
Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional abre inscrições
Estão abertas até o dia 31 de julho as inscrições para o Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional, que nesta edição irá homenagear o político baiano Rômulo de Almeida.
O Prêmio Celso Furtado foi instituído pelo Ministério da Integração Nacional e tem como objetivo principal promover o debate e a reflexão do ponto de vista teórico e prático em relação ao desenvolvimento regional, envolvendo nas discussões o poder público e a sociedade civil organizada, com vistas a encontrar soluções para a redução das desigualdades e promover o potencial da região.
A proposta é também estimular o debate e a produção acadêmica sobre o desenvolvimento local, identificar potenciais e projetos inovadores a serem implantados nas regiões.
O Prêmio é dividido em três categorias: Produção do Conhecimento Acadêmico, Práticas Exitosas de Produção e Gestão Institucional e Projetos Inovadores para Implantação no Território.
Para obter mais informações sobre o Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional e realizar a sua inscrição, acesse o site

Nenhum comentário:

Postar um comentário