quinta-feira, 5 de julho de 2012

UFRN realiza Festival Cultural de Capoeira


Está sendo realizado desde ontem na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), , o Festival Cultural de Capoeira, com vários mestres convidados, entre eles Wandenkolk Oliveira (Mestre Preguiça), Gildo Lemos Couto (Mestre Gildo Alfinete), Valter da Rocha Fernandes (Mestre Curumim) e Alex Filadelfo (Mestre Caxias). O evento vai até o dia 7 de julho.
O evento está sendo organizado pelo Instrutor Piloto, Sidarta Ribeiro, que desenvolve desde 2006 um trabalho de Capoeira em Natal, como parte do Projeto Semente de Extensão da UFRN. Sob a supervisão do Mestre Caxias, do Grupo Capoeira Brasil, Piloto tem atuado junto a diversas populações diferentes no ensino da capoeira, com grupos que envolvem desde crianças e jovens carentes até estudantes universitários.
O Festival, que conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, do Departamento de Educação Física e do Instituto do Cérebro da UFRN, terá aulas de quarta a sexta-feira, das 14h às 21h, na Sala de Danças do ginásio principal do Campus Central da UFRN. A entrada é livre, dependendo da lotação da sala. 
O evento será encerrado com batizado e troca de cordas no sábado, dia 7, às 14h, na quadra do ginásio principal do Campus da UFRN. Nesse dia, para entrada é necessário levar 1 kg de alimento não perecível para distribuição junto a comunidades carentes.

A Capoeira
Esta arte marcial foi desenvolvida no Brasil por escravos e seus descendentes como meio de defesa e solidariedade. A Capoeira contemporânea combina música, dança, luta e rituais numa tradição definidora da identidade cultural Afro-Brasileira.
O batizado representa a entrada formal no mundo da Capoeira. Alunos iniciantes serão convidados a jogar pela primeira vez com mestres, contramestres, professores e instrutores, num jogo animado e divertido. Para os estudantes que já possuem mais prática, o Batizado é uma oportunidade para mostrarem suas habilidades e, caso mereçam, passar para o próximo nível de estudo, representado pela troca de corda.
O Batizado também é um momento para que mestres de Capoeira possam se encontrar e revelar a essência cativante da sua arte ancestral. Seguem abaixo a programação do evento e breves biografias dos mestres convidados.

 PROGRAMAÇÃO  


PROGRAMAÇÃO
Dia 5 de julho 
14h - 21h
Local: Sala de Danças do Ginásio Principal da UFRN
Aulas com mestres convidados: Caxias e Kim
Entrada livre (a depender da lotação da sala)
Dia 6 de julho 
14h – 21h
Local: Sala de Danças do Ginásio Principal da UFRN
Aulas com mestres convidados: Preguiça e Curumim
Entrada livre (a depender da lotação da sala)
Dia 7 de julho
14h – 17h
Local: Quadra do Ginásio Principal da UFRN
Batizado e Troca de Cordas
 
Entrada: 1 kg de alimento não perecível para distribuição junto a comunidades carentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário