sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Alemanha oferece vagas a estudantes brasileiros


A Alemanha aderiu ao programa Ciências sem Fronteiras e planeja oferecer três mil vagas por ano a estudantes brasileiros. A iniciativa é do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento - CNPq e Capes, e da Secretarias de Ensino Superior e Secretaria de Ensino Tecnológico do MEC.

Uma das parcerias firmadas pelo programa Ciências sem Fronteiras foi com o Instituto Fraunhofer da Alemanha, que lançou edital para selecionar candidatos a bolsa de doutorado sanduíche (DWE), doutorado pleno (GDE), ou pós-doutorado (PDE). O objetivo é desenvolverem projetos de pesquisa em um dos institutos alemães.

Para participar, o candidato deve desenvolver integral ou parcialmente suas teses de doutorado ou projetos de pós-doutorado dentro das respectivas áreas prio-ritárias: Microeletrônica; Materiais; Luz e Superfícies; Produção; Ciências da Vida; e Tecnologia da Informação e Comunicação.

Os interessados devem verificar as vagas oferecidas pelo Fraunhofer no Portal do CsF (http: //www. cienciasemfronteiras.gov. br) e encaminhar as propostas ao CNPq exclusivamente via Internet, por intermédio da Plataforma Carlos Chagas, até o próximo dia 16 de março.

O programa busca oferecer aos discentes brasileiros oportunidade de estudo em universidades de excelência no exterior, bem como oportunidades de estágio. Dessa forma, possibilita o acesso de estudantes brasileiros a instituições de alto padrão de qualidade, com o intuito de complementar sua formação técnico-científica e estimular iniciativas de internacionalização das universidades brasileiras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário