sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Folia de Momo Blocos de rua e orquestras de frevo animam o Carnaval do RN


O Carnaval do Rio Grande do Norte será um dos mais animados dos últimos anos, pelo menos nas principais cidades do Estado. Em Parnamirim, a Festa de Momo será comandada por 17 bandas musicais que irão desfilar pela orla marítima.

A abertura do Carnaval de Parnamirim será hoje, na Praia de Pirangi do Norte com a banda Garota Safada. Amanhã, sábado, a festa continua com Cavaleiros do Forró. No domingo a animação ficará por conta de Ricardo Chaves. Na segunda-feira de Carnaval o Forró da Pegação comandará a festa, e lembrando que a segunda-feira é o dia que sai as ruas de Pirangi o bloco As Virgens. E na terça-feira, último dia de Carnaval, a folia será animada por Serginho e Pimenta Nativa.

Este ano serão dois trios elétricos na principal avenida de Pirangi, levando a galera ao delírio. Um deles será o Trio Xodó, de Parnamirim e o segundo é um trio surpresa que virá direto da Bahia.

Em Natal, cinco polos multiculturais irão abrilhantar o Carnaval de Rua na capital potiguar. São dezenas de atrações que animarão o Carnaval natalense, no período de 17 a 21 de fevereiro. O polo da Redinha terá dois locais para shows previamente agendados: o palco do Cruzeiro e o palco do Buiú. Este receberá, por exemplo, as cantoras Tábata e Kelly Wange. Já o palco do Cruzeiro abrigará diversas atrações, destacando-se os cantores Rodolfo Amaral, Ivando Monte, Lucinha Lyra e as bandas Pirilampo e Detroit, afora as dezenas de blocos de rua e as prévias carnavalescas. 

Nas Rocas, a animação promete ser contagiante. O Carnaval de Rua vai tomar o bairro de assalto nos quatro dias de folia com o batuque de troças e blocos. No palco, a galera vai poder curtir o som da Orquestra de Frevo, das bandas Traz a Massa e Nova Sensação e do cantor e músico Kiko Chagas.

Cheiro do Alecrim, No Kengo Tem, Piratas do Rifoles e Psyu são algumas das atrações programadas para o Carnaval de Rua do bairro do Alecrim. Careca dos Teclados e Jorge Luiz e banda farão a animação no palco. O polo Ribeira promete ferver com o desfile das Escolas de Samba e das Tribos de Índios. Tradicional palco dos desfiles, a avenida Duque de Caxias recebe todo ano milhares de foliões que vão torcer pela sua agremiação carnavalesca, com muita rivalidade saudável.

A folia também se fará presente na zona Sul. O polo Ponta Negra, instalado no Ponto Sete, vai apresentar Orquestra de Frevo e as bandas Carnaval do Meu Amor, Sou do Beco, Soul Batuque e Me Leva, além dos cantores Rodolfo Amaral e Kelly Wange. Os blocos são atração à parte. Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens, Carnaritmos, Sovaco do Careca, Fiquei Porque Quis e Carnavila prometem arrastar milhares de foliões pelas ruas do bairro.

O Centro Histórico não foi esquecido pela Prefeitura do Natal. Hoje, dia 17, irão circular pelas ruas da Cidade Alta os blocos Cabeça Feita, Big Rider, Bloco da Amizade, Manicacas do Frevo e a Troça do Zé. Haverá, ainda, um baile à fantasia, no Palácio da Cultura, a partir de 20 horas. No domingo, 20, o carnaval no Centro apresentará o desfile das Kengas, na confluência das ruas Ulisses Caldas e Vigário Bartolomeu. 







Carnaval de Touros e Caicó

A Prefeitura de Touros investiu pesado no Carnaval 2012. A cidade mantém a tradição de ter um carnaval animado e não vai faltar música para o folião. Todos os dias, quatro bandas vão se apresentar em um palco montado na beira da praia.

O evento promete agitar todo o litoral norte do Estado com muitas bandas e uma programação especial, no conjunto Ponta do Calcanhar próximo a orla de Touros, com bastante espaço para circulação de veículos e estacionamento. A festa começa sempre às 15h e não tem hora para acabar. 

"Estamos investindo para resgatar um Carnaval de paz e tranqüilidade, mas com muita alegria e irreverência, que sempre foram marcas da nossa festa", diz a prefeita Luciana Farias, acrescentando que para garantir a tranqüilidade durante o carnaval, mas sem interferir na folia, a prefeitura investiu na segurança pública e  dobrou o efetivo de policiais e seguranças particulares em relação aos anos anteriores.

"Serão 60 pessoas, entre policiais e seguranças contratados pela prefeitura, que trabalharão todos os dias nos locais de maior concentração de foliões. Isso irá inibir a ação de quem vem para a festa não para brincar, mas para perturbar os foliões", afirma.. 

A cidade de Caicó também promove um grande Carnaval que teve início no dia 15 de fevereiro (4ª feira). O Carnaval caicoense é considerado o maior e mais animado do Estado. Durante o dia além do Carnaval de Rua, tem bailes no Iate Clube com bandas de renome e a noite a programação oficial na Ilha de Santana.

Veja a grade de programação da Ilha de Santana: Sexta - (17) - Cavalo de Pau, Forró da Pegação e Mimosos; Sábado (18) - Forró dos Plays, Prabalá e Só a Nata; Domingo (19) - Saia Rodada, Pauleira do Brasil, e Forró Me Pega; Segunda (20) - Cavaleiros do Forró, Cavalo de Aço e Forró do Agito; Terça (21) - Nagib e Banda, Canindé Moreno e Marquinhos Carrera.

Durante o Carnaval, os caicoenses vêem sua terra ser invadida. O município seridoense de 70 mil habitantes, marcado por antigas tradições como as reuniões das antigas famílias, é palco de uma invasão de alegria. O Carnaval não tem pausa para descanso e a expectativa da prefeitura é que cerca de 35 mil pessoas circulem por dia nos locais de festa.

Além do Complexo Turístico Ilha de Santana, onde a festa começa às 23h e se desenrola em um grande palco, existem os blocos em toda a cidade.



Apodi

Conhecido por ser um dos mais animados e seguros do Estado, o Carnaval de Apodi será maior ainda esse ano. No espaço mais badalado do Carnaval de Apodi, o camarote Balada Vip, a folia não terá descanso. 

A festa vai começar antes e só vai acabar depois da programação oficial.      A folia de momo em Apodi terá grandes atrações, entre elas o cantor baiano Ricardo Chaves que será responsável por puxar o famoso arrastão. 

Durante os cinco dias de programação, são esperadas 150 mil pessoas, entre cidadãos do município e turistas de todo o Estado e até de outras cidades do Brasil. 



Macau

Um dos maiores Carnavais do Rio Grande do Norte, em Macau algumas atrações já são de conhecimento dos foliões como a Banda Grafith, que tocará todos os dias no tradicional mela-mela, além das Bandas:  Aviões do Forró, Fantasmão, Pawlera, Cavaleiros do Forró, Balada Nova, Tribala, Forró dos Plays, Nagib, Banda Feras, Saia Rodada e a revelação Forró Pegado.

Em 2011, o tradicional mela-mela, arrastou aproximadamente 250 mil pessoas atrás dos trios elétricos.

 Aviões do Forró e Forró Pegado são atrações já confirmadas do Carnaval de Macau 2012. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário