segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Morreu hoje pela manhã o folclorista Deífilo Gurgel


Agora é verdade. Apesar da impernsa natalense ter divulgado na semana passada a morte do folclorista Deífilo gurgel, o homem continua vivo. Internado em estado grave, mas vivo. Hoje. Que furo heim!, Mas hoje, nfelizmente o fato aconteceu e Deífioo Gurgel faleceu.
A cultura do RN está de luto. Morreu hoje no final da manhã, o folclorista, escritor, porte, jornalista e professor Deífilo Gurgel. O escritor Deífilo Gurgel, que estava internado no hospital PAPI há 17 dias, faleceu por volta das 12h da manhã desta segunda-feira, 6, quando foi constatado o falecimento de múltiplos órgãos. O estado de Deífilo era considerado gravíssimo há uma semana, quando já teria passado por uma parada cárdio respiratíoria e respirava com a ajuda de aparelhos. 
Em maio do ano passado, Deífilo passou por uma cirurgia para extrair um tumor benigno na próstata, mas segundo Tarcísio Gurgel,irmão do escritor, os problemas atuais não decorrem do procedimento
Embora residisse em Natal desde os 18 anos de idade, Deífilo Gurgel mantinha um vínculo muito próximo com Areia Branca, sua cidade natal, onde deixa muitos amigos.. Apesar dos seus 84 anos de idade, era lúcido, criativo e cada vez mais apaixonado pelas letras.
Ao seu rico currículo, além de folclorista, historiador, escritor e poeta pode-se acrescentar que Deífilo Gurgel era bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Natal, exerceu as funções de diretor do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), de Natal; diretor de Promoções Culturais da Fundação José Augusto (FJA); professor de Folclore Brasileiro na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Poeta, jornalista, Deífilo Gurgel publicou várias obras. Os primeiros títulos (como o autor gostava de chamar) foram livros de poesia. O primeiro foi "Cais da Ausência", "Os Dias e as Noites", "7 Sonetos do Rio e Outros Poemas" e, ainda de poesia, "Os Bens Aventurados". De folclore a lista é mais extensa: "Danças Folclóricas do Rio Grande do Norte", "João Redondo - Teatro de Bonecos do Nordeste", "Romanceiro de Alcaçus", "Manual do Boi Calemba", "Espaço e Tempo do Folclore Potiguar". Fora os dois estilos, poesia e folclore, ele publicou o livro "Areia Branca - A Terra e a Gente", que ele classificou como sendo um ensaio sobre a sua terra.
No ano passado, Deífilo Gurgel publicou um novo livro sobre as tradições folclóricas do município de São Gonçalo do Amarante, intitulado "São Gonçalo - O País do Folclore", lançado dentro do aniversário de 300 anos daquele município.

OBS: eu tive o prazer de conhecer Deífilo Gurgel. Assisti algumas aulas especiais com ele quando fazia o curso de Turismo, na Facex. Homem bom, inteligente, dono de uma belíssima cultura. Deífilo vai fazer falta não só para seus familiares, mas também para toda a cultura do RN. Descanse em paz Deífilo Gurgel e seja feliz na vida eterna. Tenho certeza que Deus está lhe esperando no céu de braços abertos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário