terça-feira, 25 de junho de 2013

Embratur realizará 15 viagens guiadas com jornalistas este mês e Natal e Fortaleza serão anfitriões de chilenos e peruanos

As festas de Natal e Fortaleza receberão os jornalistas do Chile e do Peru, entre os dias 22 a 27. No roteiro, passeios ao Teatro José Alencar, Mercado Central, Ponte dos Ingleses e ao Complexo Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza; e visita à praia de Jericoacoara (CE). Em Natal, os repórteres vão passear de buggy pelas dunas de Jenipabu, participarão do Forró com Turista, que acontece às quintas-feiras, no Centro de Turismo; além de excursões de barco pelo Rio Potengi e ao Centro de Turismo de Natal – antiga casa de detenção que se tornou mercado de artesanato.

"Depois de participar da promoção Goal To Brasil nos principais países emissores de turistas no mundo para o Brasil, fortaleceu O destino Natal como Cidade Sede da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. E ter Natal inserida neste programa de Press Trips reforçará a presença do destino Natal e do Rio Grande do Norte na mídia ao longo da realização da Copa das Confederações e nos meses seguintes", explicou Sandro Pacheco, presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur).

A Embratur realizará 15 press trips (visitas guiadas de jornalistas) durante o mês de junho, aproveitando a realização dos megaeventos esportivos no país. O objetivo é divulgar, no exterior, a diversidade de culturas, ritmos e sabores do Brasil, com destaque para as festas juninas. Cerca de 40 profissionais de imprensa serão levados a 22 estados brasileiros para conhecer os atrativos associados à Copa do Mundo.

“O Brasil já tem o Carnaval como um de seus principais atrativos turísticos. Agora queremos que nosso país também seja conhecido como o país das Festas Juninas e de tantos outros atrativos que nos diferenciam nessa época do ano”, afirma o presidente da Embratur, Flávio Dino. “Do São João nordestino ao vinho gaúcho, passando pelo Boi de Parintins, no Amazonas, queremos que o estrangeiro aproveite ao máximo toda a diversidade cultural do Brasil na Copa de 2014”, explica. “Por isso, a Embratur está trazendo esses jornalistas, já este ano, para que levem informações a seus países de origem”.

São João no Maranhão e na Paraíba
A primeira comitiva composta por jornalistas da França e da Itália desembarcou esta semana no Nordeste para conhecer os festejos juninos da região. A viagem organizada pela Embratur segue até o dia 25 e passará por São Luís e Campina Grande (PB). O roteiro, que teve início na última terça-feira (18.06), no Maranhão, prevê passeios pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, com almoço entre os nativos e visitas às Lagoas Azul, Peixe, Bonita e ao povoado de Atins, próximo à Lagoa Verde. Os jornalistas farão também um tour de barco até a Ilha do Curupu, perto da capital maranhense.

A visita aos arraiais, em São Luís começou ontem (sexta-feira 21.06), com uma excursão ao Centro Histórico e à Lagoa de Jansen, que contou com apresentações de grupos de Bumba-meu-boi, Cacuriá (dança-típica maranhense), quadrilha, dança portuguesa, tambor de crioula, além dos cantores da terra.

Em seguida, a equipe parte para Campina Grande onde farão um passeio no Trem do Forró com destino à Galante onde acontece uma festa junina diurna. Durante a noite, os jornalistas visitarão o Parque do Povo, área de lazer onde acontece a festa junina, para apreciar as barracas com itens da gastronomia junina e apresentações de bandas locais e das quadrilhas de São João. Está programada também uma visita ao Lajedo de Pai Mateus, no Cariri Paraibano, onde foram gravados diversos filmes, entre eles o Auto da Compadecida, do diretor Guel Arraes.

Festas juninas
Até o final de junho estão programadas mais quatro viagens com jornalistas estrangeiros. Entre os dias 22 a 30, jornalistas dos Estados Unidos vão conhecer o São João de Roraima e Parintins. Os jornalistas argentinos, uruguaios e colombianos irão às festas juninas de Salvador, Praia do Forte (BA) e Aracaju, entre os dias 20 a 27. Na agenda, também estão marcados passeios pelo Pelourinho e no Elevador Lacerda, em Salvador; e visita ao Centro Histórico de Aracaju.

Entre os dias 21 a 28 de junho, é a vez dos profissionais da Alemanha e da Holanda conhecerem as belezas juninas e culturais de Recife, Caruaru (PE) e Maceió. Na programação, os jornalistas vão conhecer o patrimônio histórico e cultural de Maceió, como a Catedral Metropolitana Nossa Senhora dos Prazeres, e terão a oportunidade de passear de jangada pela praia da Pajuçara. Em Recife, o jornalistas farão um passeio entre os museus Luiz Gonzaga, Memorial da Cidade, do Barro, Espaço Zé Caboclo e de Fábrica de Caroá. Já as festas de Natal e Fortaleza receberão os jornalistas do Chile e do Peru, entre os dias 22 a 27.

Nenhum comentário:

Postar um comentário