terça-feira, 18 de junho de 2013

Nomes internacionais da Dança Oriental estarão em Natal neste fim de semana

Natal sediará, neste fim de semana (sábado e domingo), a 7ª edição do Encontro Nordeste de Dança Oriental (7º ENEDO), no Teatro Alberto Maranhão. Profissionais de várias localidades do mundo virão para trocar informações e divulgar esta modalidade de dança na região Nordeste do Brasil.
No sábado, acontece a “10ª Mostra de Dança Tuareg e Convidados”, no TAM, às 20h30, com 32 apresentações das melhores bailarinas e professoras de dança do ventre do Nordeste, vindas do RN, Paraíba, Pernambuco e Ceará. Também acontece o lançamento de uma coleção de figurinos do Atelier Cris Iglesias, que produziu, especialmente para o evento, modelos para dança do ventre inspirados na renda potiguar.
Em um intercâmbio de conhecimento, pela primeira vez na capital potiguar, as bailarinas produtoras do Festival Internacional de Dança Oriental, Mariel Sitka e Mónica Calderon, ocorrido na Argentina no início de junho, que integram a Trupe Kazafy de Folclore Egípcio, participarão da Mostra e de workshops, pela manhã e tarde.
O workshop dos professores egípcios Gamal Seif e Khaled Seif, no sábado, das 9h às 16h30 e domingo, das 10h30 às 18h, na Academia Nitro Fitness, será outro ponto alto do evento.
“Este evento é muito importante, porque ajudou no crescimento e reconhecimento da região Nordeste no segmento da dança oriental, projetando nosso nome fora de nossos estados, inclusive internacionalmente. Sempre que movimentamos a área cultural, proporcionando conhecimento, lazer e bem-estar às pessoas, também fomentamos a área econômica da cidade, já que o consumo por produtos de beleza, tecidos e acessórios é bastante aumentado neste período. Esse evento também é importante para o nosso Turismo, já que muitos participantes vêm de outras localidades e acabam desfrutando de Natal como destino turístico”, observa uma das organizadoras do ENEDO, Nuriel El Nur.
Ela, há 12 anos, realiza espetáculos, workshops e oficinas de danças do ventre em Natal e em outras cidades do Nordeste e já participou de espetáculos e workshops em Lisboa e Fátima, em Portugal, em Genebra, na Suíça. Recentemente, retornou de sua terceira viagem ao Egito e de sua apresentação na Argentina. O Grupo Tuareg e Cia Nuriel El Nur também representou Natal em diversos eventos de dança em cidades, como São Paulo, Recife, Fortaleza, João Pessoa e Bento Gonçalves.



Nenhum comentário:

Postar um comentário