quarta-feira, 19 de junho de 2013

NOTICIAS DA UFRN

EMUFRN realiza recital de Metais e concerto da Orquestra Sinfônica

A Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN) faz nesta semana duas apresentações: o recital com o Grupo de Metais e o 3º Concerto Oficial da Orquestra Sinfônica, ambos da UFRN.
O recital realizado pelo Grupo de Metais tem entrada gratuita e acontece nesta quarta-feira, 19, a partir das 17h30, no auditório Onofre Lopes. O repertório da apresentação contempla os compositores Bizet, Mozart, Wagner e o Maestro Duda.
Formado por estudantes das classes de trompa, trompete, trombone e tuba da EMUFRN, o Grupo de Metais promove aos alunos um espaço para a prática da música de Câmara, importante na formação do músico profissional. O grupo tem apresentado repertório original, bem como transcrições para esta formação, contemplando obras escritas desde o século XVIII até as mais atuais composições da música popular nordestina.

Orquestra Sinfônica
No próximo sábado, 22, acontece o 3º Concerto Oficial da Orquestra Sinfônica da UFRN. Antes do concerto será ministrada palestra sobre as peças executadas, que terá início às 19h na sala 24 da EMUFRN. O concerto acontece às 20h no auditório Onofre Lopes.
Os alunos Felipe Mascoli (violoncelo) e Anderson Medeiros (clarinete) participam do Concerto como solistas. A escolha dos alunos se deu através do concurso Jovens Solistas, promovido pela Orquestra, que a cada ano seleciona alunos para vivenciar esta experiência.
A entrada é gratuita mediante retirada de ingresso e a distribuição acontece na sexta-feira, 21, das 8h às 12h e das 14h às 19h, na sala da Coordenação de Eventos da EMUFRN. O auditório tem capacidade para 250 pessoas
Para mais informações, entre em contato através do telefone 3215 - 3633.

Criação do Cartaz da XIX CIENTEC recebe inscrições até quinta-feira
O concurso para criação do Cartaz da XIX Semana da Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC) recebe propostas até a próxima quinta-feira, 20. Promovido pela Coordenadoria de Eventos, Cursos e Fomento à Educação Permanente, junto às Pró-Reitorias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o concurso visa a selecionar uma proposta temática alusiva ao tema “Educação e Esporte”.
A CIENTEC, que este ano acontece de 20 a 25 de outubro, celebra os 50 anos do método Paulo Freire e do desenvolvimento do Rio Grande do Norte com esse importante projeto político-pedagógico. Além de dar destaque ao fato de o Brasil ser o país – sede de grandes eventos esportivos, como a Copa das Confederações, a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.
Poderão participar do concurso servidores técnico-administrativos ativos e discentes matriculados em curso de graduação e de Escolas Técnicas da UFRN, desde que apresentem trabalhos originais e inéditos. As inscrições serão gratuitas e os candidatos deverão entregar a proposta do cartaz impressa em papel em branco, no formato A4 (210 X 297mm), gramatura mínima de 75g, assim como em formato PDF, gravada em mídia digital (CD ou DVD). A imagem deverá ocupar no máximo 20 cm da área a ser impressa.
O cartaz deve conter obrigatoriamente a marca oficial da CIENTEC e só poderá alterar as cores. Caso haja distorções, deformações, achatamentos ou mudança de fonte, na marca, a proposta não será aceita. Já no símbolo da UFRN, não será permitida sua omissão ou mudanças de cores, devendo ser respeitada em sua integridade. No cartaz, a edição do evento deve estar em algarismos romanos: “XIX” e com a frase “Mostra de Ciência, Tecnologia e Cultura”.
A proposta deve ser entregue em um envelope lacrado na Coordenadoria de Eventos da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), das 8h às 11h e das 14h às 17h. Os resultados serão divulgados no dia 25 de junho, no site www.cientec.ufrn.br/concurso2013, bem como por meio do correio eletrônico e do contato telefônico. A premiação do vencedor será um computador HP 8200 (Core i5/4gb/DVD-RW/Windows7).

Programa SigaArte da UFRN divulga programação cultural de junho
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) conta com um programa que busca sistematizar e divulgar ações artísticas e culturais promovidas pela comunidade acadêmica: o Programa SigaArte na UFRN, que consiste numa agenda cultural divulgada pelo Núcleo de Arte e Cultura (NAC).
A proposta é de contribuir com a difusão da cultura artística universitária, promovendo a formação de público para as artes e proporcionando um ambiente favorável e saudável a docentes e discentes da Instituição Federal. Dessa forma, os interessados podem divulgar suas atividades culturais se inscrevendo no site: www.nac.ufrn.br.
Nesta quinta-feira, 20, por exemplo, está prevista na Agenda do SigaArte uma ação itinerante, em que o cantor Giovanni Montini percorrerá, das 8h às 12h, os setores da UFRN interpretando grandes músicos da Música Popular Brasileira. Outra programação cultural é a Intervenção de Dança no CCHLA e no Setor II, a partir das 16h. Para conferir a programação completa basta acessar: www.nac.ufrn.br.

Projeto Conviver
Na próxima quinta-feira, 20, acontece a edição de junho do Projeto Conviver, no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA). O evento começa a partir das 16h, no estacionamento do Centro. A ocasião trará atrações como uma vila sertaneja, com casas tipicamente nordestinas, tendas com comidas típicas e as apresentações do Grupo Folclórico Pastoril, Mestre Paulo Varela, além de Trio de Forró Pé de Serra, com Jarbas do Acordeon e quadrilha improvisada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário