quinta-feira, 20 de junho de 2013

ÚLTIMAS DA UFRN


CIENTEC 2013 está com inscrições abertas até o dia 19 de agosto

A XIX Semana da Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está com inscrições abertas a partir desta quarta-feira, 19, até o dia 19 de agosto. Os interessados poderão se inscrever na Mostra CIENTEC (feira), em Reuniões Acadêmico-Científicas ou na CIENTEC Cultural. As inscrições podem ser feitas no link http://www.cientec.ufrn.br/pagina.php?a=insc_evento.
 
 
Somente a comunidade acadêmica terá a alternativa de se inscrever na Mostra CIENTEC (feira) e nas Reuniões Acadêmico-Científicas. Na primeira opção, será possível se cadastrar nos estandes instalados na feira; e na segunda, será possível inscrever banners, palestras, oficinas ou minicursos de cunho acadêmico e científico.

Já a CIENTEC Cultural está aberta a toda a sociedade e a inscrição será por área temática, como música, dança e design, ou ainda para palestras, oficinas ou minicursos de cunho artístico.
 

Com o tema “Educação e Esporte”, a CIENTEC acontece entre os dias 22 e 25 de outubro, sob a organização da Coordenadoria de Eventos, Cursos e Fomento à Educação Permanente, em alusão aos 50 anos do método Paulo Freire. Já o tema Esporte foi escolhido porque o Brasil é sede de grandes eventos esportivos entre este ano de 2013 e 2016, tais como Copa das Confederações, Copa do Mundo, Jogos Olimpícos e Paralímpicos.

Cartaz

O concurso para criação do Cartaz da CIENTEC visa selecionar uma proposta temática alusiva ao tema “Educação e Esporte”. Poderão se inscrever, até esta quinta-feira, 20, servidores técnico-administrativos ativos e alunos matriculados em curso de graduação e de Escolas Técnicas da UFRN, desde que apresentem trabalhos originais e inéditos.

As inscrições serão gratuitas e os candidatos deverão entregar a proposta do cartaz impressa em papel branco, no formato A4 (210 X 297mm), gramatura mínima de 75g, assim como em formato PDF, gravada em mídia digital (CD ou DVD). A imagem deverá ocupar no máximo 20 cm da área a ser impressa.

A proposta deve ser entregue em um envelope lacrado na Coordenadoria de Eventos da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), das 8h às 11h e das 14h às 17h. Os resultados serão divulgados no dia 25 de junho, no site
 www.cientec.ufrn.br/concurso2013 e por meio do correio eletrônico e do contato telefônico. A premiação do vencedor será um computador HP 8200 (Core i5/4gb/DVD-RW/Windows7).
Escola de Música realiza recitais de acordeon e o Tarde de Câmara

A Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN) apresenta, nesta quinta-feira, 20, e sexta-feira, 21, dois recitais: o de Acordeon, com os alunos do Curso de Extensão de Introdução aos Estudos do Acordeon, e o recital Tarde de Câmara.

O recital de acordeon será realizado por um grupo de oito alunos que, juntamente com o professor Cláudio Nóbrega, apresentam repertório com canções populares brasileiras, do folclore inglês e também do professor. A apresentação tem inicio às 18h, no auditório Onofre Lopes da EMUFRN, com entrada gratuita.

Tarde de Câmara

Alunos e os professores Guilherme Rodrigues, Radegundis Tavares e Gilvando Pereira se apresentam no recital Tarde de Câmara, que acontece a partir das 15h, no auditório Oriano de Almeida, na EMUFRN, que tem capacidade para 90 pessoas. A entrada é gratuita.

A música de câmara pode ser definida como o ato de tocar em um grupo de mesmos ou diversos instrumentos, incluindo as formações com cantores. A principal diferença entre a música orquestral e a de câmara está no fato de que a segunda refere-se a um grupo menor do que a primeira e que a obra é composta para que cada instrumento execute uma parte singular.

O recital Tarde de Câmara reúne vários grupos instrumentais, que interpretam um repertório composto para as suas formações, tais como duo de piano e trompete, piano e tuba, trio de violinos e piano, quinteto de cordas e clarinete, quinteto de metais. O repertório da apresentação desta sexta-feira será composto por obras de obras de Mozart, Shostakovich, Gershwin, Gagliardi, Wagner, Don Haddad e Sang Till Lotta.

Para mais informações entre em contato através do telefone 3215-3633.

Aluno da UFRN é um dos ganhadores do Prêmio Petrobras de Tecnologia

O aluno de doutorado Danilo Curvelo de Souza, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação (PPGEE/CT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN),  foi um dos ganhadores do Prêmio Petrobras de Tecnologia Engenheiro Antônio Seabra Moggi.

Danilo foi premiado na categoria Tecnologia de Segurança de Processos pelo projeto de mestrado intitulado Sistema Especialista para Supressão de Alarmes em Plantas Petroquímicas, sob a orientação do professor Adrião Duarte Dória Neto. Ele foi o único aluno da UFRN a concorrer a essa premiação.

O Premio Petrobras de Tecnologia está em sua quinta edição e propõe o incentivo à comunidade acadêmica de ciência e tecnologia. Em todos esses anos, mais de 2 mil trabalhos foram inscritos e mais de 122 foram premiados. Os trabalhos são resultantes de estudantes de graduação, mestrado e doutorado.

Departamento de Artes realiza semana de design de 24 a 28 de junho

Entre os dias 24 e 28 de junho, acontece a 4ª edição da semana de design da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), intitulada “Debulha”. O evento é concentrado no Departamento de Artes (DEART) e é aberto aos estudantes das áreas criativas e quaisquer outros públicos interessados.
Na ocasião acontecem palestras, workshops, cases, mesas-redondas, mostras de vídeos, além de bazar e exposição. A Debulha traz palestrantes de vários estados brasileiros, profissionais e acadêmicos da área.
Os participantes contam com uma estrutura de salas de aula climatizadas, equipadas com projetores multimídia, televisores e DVD players. Um miniauditório com capacidade para 100 pessoas, laboratórios multimídia e oficinas também estarão disponíveis.
Para os interessados a inscrições custam a partir de R$ 35 e podem ser realizadas por meio do site do evento: http://debulha.com/2013/.

Exposição do NAC é adiada

O Núcleo de Arte e Cultura da UFRN informa que, devido às manifestações, a abertura da Exposição Luci e Colori Del Brasile (Luzes e cores do Brasil), do artista plástico italiano Alberto Giuliani foi adiada. O evento acontece nesta sexta-feira, 21, às 9h, na Galeria Conviv’art, no Centro de Convivência do Campus Universitário. Alberto Giuliani reside em Natal há quase uma década e, desde 2007, participa de exposições individuais, coletivas e de salões de artes visuais. O período de visitação é de 21 de junho a 15 de julho, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h.
Festa Junina do DCE

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promove festa junina nesta sexta-feira, 21, a partir das 20h30, no estacionamento do Restaurante Universitário. A animação ficará por conta das bandas Forró Lengo Tengo, DJ Kyosuky e Reggaivos, apresentação de quadrilha estilizada e improvisada, além das barracas de comidas típicas e do beijo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário