segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Carnatal 2011 começa na próxima quinta-feira





Para os foliões não há como negar: a expectativa pelo próximo Carnatal começa sempre que um acaba. É assim desde 1991, quando foi criado o que seria, por mais de 20 anos, o maior carnaval fora de época do país. Muito mais do que números grandiosos, case de sucesso, o Carnatal agrega alegria, felicidade e oferece entretenimento ao povo potiguar, que passa o ano na expectativa de reviver os quatro dias de folia mais animados da cidade.       
 Esse ano o Carnatal vem cheio de novidades, afinal, em 2011, a capital potiguar cresceu, apareceu e passou a ter ainda mais importância como uma das sub-sedes da Copa do Mundo de 2014. Hoje, Natal planeja sua reestruturação para receber o Arena das Dunas, estádio sediará os jogos do campeonato mundial, que está sendo construído no espaço do antigo Machadão, por onde desde 1994, circularam os trios elétricos da maior festa da cidade.
E como não poderia deixar de ser, o Carnatal acontecerá, acompanhando essa etapa de desenvolvimento tão importante para o nosso Estado. O percurso ganhou novas adaptações, mas a festa terá a mesma alegria. “O evento servirá ainda de piloto para as festividades realizadas durante o Mundial em Natal, seguindo o modelo da Fan Walk da Cidade do Cabo, na Copa do Mundo de 2010”, disse Roberto Bezerra, um dos diretores da Destaque Promoções.
Este ano a festa acontece no período de 1 a 4 de dezembro. Nos quatro dias de folia, alguns dos maiores artistas da música baiana animarão o público, entre eles o Chiclete com Banana, Ivete Sangalo, Asa de Águia, Tomate, Banda Eva, Cláudia Leitte, Ricardo Chaves, Netinho e muitos outros. 

TURISMO
 Natal vira a capital do Brasil, recebendo turistas dos quatro cantos do País. Isto significa um incremento na economia do Estado e, sobretudo, da capital. No período da festa, a rede hoteleira chega a contabilizar mais de 90% de ocupação. O Carnatal marca o maior período de visitação de brasileiros na cidade. Alguns turismólogos consideram dezembro o mês da viagem doméstica para a capital potiguar devido o evento. E mais, a festa divulga Natal para o mundo, através das transmissões via Internet, e para o país inteiro, por intermédio das principais emissoras de TV.

FOLIÃO SEGURO
Para garantir a segurança, uma vasta equipe de policiais, entre civis e militares, trabalha em conjunto e conta com câmeras, torres de observação e tablados elevados (com monitoramento de agentes) instalados por todo o percurso. Alguns desses equipamentos são utilizados desde o Carnatal 2003 e fizeram despencar o número de ocorrências policiais registradas durante o evento. Além disso, o esquema de segurança conta também com profissionais da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, policiais rodoviários federais, Corpo de Bombeiros e seguranças particulares contratados pela Destaque Promoções e pelos blocos. Já o atendimento de saúde o evento conta com dois postos médicos, prestação do serviço equipe do Serviço de Atendimento Móvel às Urgências (SAMU), com sete ambulâncias distribuídas no circuito interno e UTI móvel.

PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTE NO CARNATAL

A 1ª Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Natal, em cumprimento ao Estatuto da Criança e do Adolescente disciplinou, através do processo nº: 0131115-32.2011.8.20.0001 o acesso e a participação de crianças e adolescentes no Carnatal 2011.

As crianças até 12 anos não podem participar de desfiles de blocos de adolescentes e adultos, mesmo que elas estejam acompanhadas pelos pais, responsável, parente ou acompanhante. Dos 12 aos 16 anos, o acesso aos blocos é permitido, mediante autorização dos pais, responsável legal, devendo portá-la obrigatoriamente durante o evento; ou acompanhada dos pais ou responsável.
        
Os adolescentes maiores de 16 anos têm acesso livre nos blocos e camarotes particulares, independentemente de estarem acompanhados ou autorizados pelos pais ou responsáveis. Já no Camarote Skol, o acesso das crianças e menores de 18 anos é condicional, desde que estejam acompanhados do pai, mãe ou responsável legal. O modelo de autorização é fornecido pelo próprio bloco no Kit abada e está disponível no site do Carnatal.

CARNATAL SOLIDÁRIO
 CAMPANHA DOE SANGUE 2011
 O Hemonorte em parceria com a Destaque Promoções realiza campanha para aumentar o estoque sanguíneo. Este ano o tema escolhido é "Escolha Doar Vida". A campanha faz parte do Carnatal Solidário. O objetivo para esse ano é a manutenção diária do estoque em torno de 800 a 1.000 bolsas.
 O Hemonorte foi o primeiro parceiro da campanha Carnatal Solidário, há 17 anos. Coube ao Carnatal, ao longo destes anos promover a conscientização da juventude para o gesto grandioso que é doar sangue e com isso regularizar o estoque de sangue
 Horários e locais de funcionamento para doação de sangue:

SEDE - Avenida Alexandrino de Alencar, 1.800. Tirol - das 7h às 18h de segunda à sábado.
UNIDADE MÓVEL – Centro, em frente à Catedral Metropolitana - das 8h às 12h30 e das 13h30 às 17h de segunda a sexta-feira.

         POSTO DE COLETA ZONA NORTE - Centro Cultural de Natal. Avenida João Medeiros Filho, Potengi - das 8h às 17h de segunda a sábado.


BLOCOS CONFIRMADOS

Me Leva!
Uma grande festa pra comemorar 9 anos. O Me Leva também está pronto para participar de mais uma edição do Carnatal. E promete! Esse ano, a animação ficará sob a responsabilidade do cantor baiano Netinho que volta ao evento com muita expectativa.
Umas das receitas de sucesso, os produtos oferecidos aos foliões durante o percurso continuarão a ser atrativos do bloco neste ano: Skol e Pepsi free.

Burro Elétrico
O bloco Burro Elétrico completa 20 anos de Carnatal em 2011 e comemora trazendo para a folia o tema: "Duro na Queda, 20 anos de Carnatal". O bloco, que sai na quinta do Carnatal, é formado por jornalistas, publicitários, empresários, estudantes, políticos e profissionais liberais, todos unidos num "momento de reunião, confraternização e alto astral.
Puxado por Capilé desde a sua 1ª edição, o Burro Elétrico traz também a animação de bandas de frevo e se afirma como um dos blocos mais queridos e carismáticos do Carnatal.

Nana Banana
Presente no Carnatal desde 1993, o Nana é um dos mais tradicionais e um dos blocos de maior sucesso do maior carnaval fora de época do país. Como nos outros anos, o Nana em 2011 sairá nos três primeiros dias de evento (quinta-feira, sexta-feira e sábado), e tem como atração a banda Chiclete com Banana.

Amar É
Conhecido por reunir galera jovem, bonita e animada, o bloco Amar É é uma das grandes pedidas do sábado de Carnatal na 21ª da festa que é o maior carnaval fora de época do país. A animação, claro, será da banda Jammil, agora em nova formação com o vocalista Levi Lima.

Caju
Um dos blocos mais tradicionais do Carnatal, o bloco Caju comemora este ano 21 anos de muita festa e traz para os potiguares três grandes atrações do axé, sucessos há vários anos no maior carnaval fora de época do país. A sexta será comandada pela banda Eva, sábado pela cantora Cláudia Leitte e o domingo por Tuca Fernandes. “Vai ser resenha”.

Cerveja & Coco
O Cerveja & Coco estreou no Carnatal em 2005, reunindo em um único bloco dois dos maiores ícones da música baiana: Durval Lélis e Ivete Sangalo. Com formato diferenciado, o Cerveja & Coco tem três dias de festa, sendo dois comandados pelo Asa de Águia (sexta e domingo) e um por Ivete Sangalo (sábado). Em 2011 a festa continua.

Bicho
Definitivamente Bicho. O bloco que segundo os foliões, é um estado de espírito, está pronto para fazer parte de mais uma edição do Carnatal. A festa será nos dias 2, 3 e 4 de dezembro e continuará sendo animada pelos cantores baianos Ricardo Chaves e Tomate.


Swingaé

         Sucesso no Carnatal, o bloco Swingaê está confirmado na edição de 21 anos do maior carnaval fora de época do país. Desde 2009, o bloco leva para os foliões a potência das batidas percussivas e a energia dos ritmos dançantes da Bahia. A animação será garantida pelas bandas Psirico, Parangolé e Grafith que animarão a sexta, sábado e domingo de folia, respectivamente.

Trio 51 é Novidade na Avenida

            Mais uma novidade nos 21 anos do Carnatal. Em parceria com a Cachaça 51, uma das patrocinadores do evento esse ano, o Trio 51 invade a micareta para encerrar os dias da festa. Da quinta-feira ao domingo, o trio será o responsável pela animação dos foliões no final do Carnatal sob o comando da banda baiana 5% (quinta), Magnatas do Forró (sexta), Oito7Nove4 (sábado) e Cavaleiros do Forró (domingo).
O Trio 51 tem a proposta de ser o bloco mais popular do Carnatal e não deixar ninguém de fora. Os foliões da pipoca poderão fazer a festa atrás do trio elétrico. Para agradar a todos os públicos, o trio 51 leva ao maior carnaval fora de época do país duas bandas de forró, ritmo que não podia ser esquecido na festa, e o axé da Bahia.
 CENTRAL DO CARNATAL
A Central do Carnatal é um espaço dedicado aos foliões do maior carnaval fora de época do Brasil. A loja continua no 2º Piso do Natal Shopping, em um novo espaço, com acesso através do estacionamento G3. Na loja são comercializados os abadás dos blocos e demais produtos do Carnatal. Os abadás ainda estão à venda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário