terça-feira, 15 de novembro de 2011

Dudu Nobre no Dia Nacional do Samba


No próximo dia 26 de novembro, em Natal, será realizada a 3º edição do Dia Nacional do Samba. Este ano com a novidade do Circuito do Samba, que terá a participação de bandas locais e a presença de Dudu Nobre como atração nacional, encerrando a festa.

Nesta terceira edição, o circuito terá em sua estrutura, três palcos, e no Palácio da Cultura haverá uma exposição sobre o samba na nossa cidade. A expectativa de público é de 10.000 mil pessoas desfrutando de toda uma estrutura coerente com o tamanho e porte do evento.

A primeira edição do evento aconteceu em 2009 e foi realizada no Palácio da Cultura, antiga sede do Governo do Estado, com vários grupos da terra e arrecadação de alimentos para entidades carentes.

Apesar de a grande festança acontecer na capital do sol no dia 26, o Dia Nacional do Samba é oficialmente comemorado, no dia 02 de Dezembro. Mas por que justo no dia 02? O motivo é curioso: Ary Barroso, um dos maiores compositores brasileiros de todos os tempos compôs o samba Na Baixa do Sapateiro, que tinha uma letra que exaltava a Bahia, sem nunca ter visitado nenhuma cidade baiana.

Mas, na primeira vez que ele pisou em Salvador, no dia 2 de dezembro de 1938, o vereador baiano Luís Monteiro da Costa aprovou uma lei que declarava que aquele dia seria o Dia Nacional do Samba, numa forma de homenagear o compositor. A partir desse acontecimento a data tornou-se um dia para se comemorar toda a riqueza do samba, um dos principais patrimônios culturais brasileiros.

Atrações:
Palco 1- Samba Erudito, Arquivo Vivo e Nós no Beco / Palco 2 – Sambrasil, Nova Sensação e Isaac Galvão / Palco 3 – Samboêmios, Legal Demais, Novo Grito e a atração nacional Dudu Nobre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário