quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Começa hoje em Natal a segunda edição do Encontro de Escritores da Língua Portuguesa


Começa hoje na capital potiguar a segunda edição do Encontro dos Escritores de Língua Portuguesa de Natal, que este ano acontece, de hoje a sexta-feira (25) na Academia Norte-rio-grandense de Letras, em Petrópolis. Hoje a programação segue das 14h às 19h, nos dias seguintes a partir das 15h. Para acompanhar as palestras e conferências, os interessados devem se inscrever gratuitamente através do endereço eletrônico eelpnatal.com.br ou na Biblioteca Municipal Esmeraldo Siqueira que funciona na sede da Fundação Cultural Capitania das Artes. Detalhe: a programação veio descrita em português de Portugal.

Realizado pela Funcarte/Prefeitura em parceria com a União das Cidades Capitais Luso-Afro (UCCLA), o Encontro elegeu um tema chave por dia para conduzir a programação: hoje, a temática será "Poesia escrita para a música", que permitirá a reflexão - do samba ao fado - sobre as tendências poéticas nos diferentes universos musicais que compõem a lusofonia. O artista convidado para tratar do assunto é o rapper Gabriel o Pensador, com mediação do presidente da Capitania das Artes Roberto Lima. "Teremos a participação de sete a nove convidados por dia, com mini-palestras de 15 minutos e conferências de 30 minutos, seguida com discussão junto ao público", informou Augusto Júnior, coordenador do segundo EELP.

Amanhã (24) o assunto principal é "O Estado e a evolução da língua portuguesa", debate que abordará as diferentes perspectivas de utilização da língua no mundo lusófono e as estratégias de afirmação da língua como forma de valorização do patrimônio literário e cultural. A condução será do professor universitário e crítico português Carlos Reis e do jornalista potiguar Laurence Bittencourt. "Literatura de viagens", tema central da sexta-feira (25), será tratado pelo escritor angolano Manoel Rui e pelo professor da UFRN Márcio de Lima Dantas.

Em todos os três dias estão agendadas apresentações musicais: na quarta-feira, execução do hino nacional pelo grupo "Regional de choro", entre clássicos do chorinho, mais curta intervenção musical de Gabriel o Pensador; amanhã, show d'As Carolinas e na sexta um Bailado Popular fecha a programação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário