quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Bombeiros orientam pais durante o Carnatal


Para a maioria das pessoas, o Carnatal é sinônimo de alegria e diversão, para os militares do Corpo de Bombeiros Militar do RN é momento de muito trabalho.
Para ter um Carnatal seguro, o Corpo de Bombeiros recomenda que os foliões prefiram os deslocamentos de táxi ou ônibus. Não sendo possível, aconselha aos motoristas que façam a manutenção do veículo; use o cinto de segurança; evite excesso de velocidade e respeite as sinalizações de trânsito.
Óbvia é a recomendação de não dirigir se tiver bebido, isto porque os acidentes neste período são causados por distrações e excesso de bebidas, onde o álcool provoca a diminuição dos reflexos, da capacidade de julgamento e de tomar decisões, além de muitas vezes causar sono ao condutor de um veiculo”, disse o Coronel Elizeu Dantas, Comandante Geral do CBMRN.
É de suma importância para aqueles foliões que pretendem levar crianças ao Carnatal, que redobre os cuidados. “Os riscos dependem da idade dos filhos. Bebês novinhos, por exemplo, não devem ser levados para lugares muito barulhentos, porque sua audição ainda é muito sensível e pode sofrer algum dano. O excesso de estímulo com a presença de muitas pessoas, música e fantasias coloridas também não é ideal para crianças pequenas que costumam ficar irritadas e agitadas nestes casos. Outro fator a ser considerado é o calor. As temperaturas altas do verão e grande agitação em função do aglomerado de pessoas podem provocar desidratação (em crianças de qualquer idade) em casos mais extremos. Para evitar isso, ofereça bastante líquido (água, água de coco, sucos) durante toda a festa e vista-as de maneira bem fresca”, orienta o Comandante dos Bombeiros.
Ainda de acordo com os bombeiros, os pais devem prestar atenção às roupas, acessórios, sprays de tinta e pinturas de rosto que será usada na criançada. Todos os itens devem ser apropriados para crianças, a fim de evitar alergias e intoxicações. Além disso, devem ficar atentos aos confetes arremessados para cima, que podem entrar na boca de uma criança e de repente engasgá-la.
Finalmente, como o evento reúne um aglomerado de público, os bombeiros orientam se faça um pequeno cartão de identificação dos seus filhos e coloque-o em algum bolso ou costure com cuidado para não incomodar em um pedacinho da roupa.
“Recomendamos que em locais cheios assim, os pais segurem os pulsos dos filhos, em vez das mãos, porque a pegada fica mais firme e é menor o risco de eles escaparem correndo para brincar e se perderem sem querer no meio da multidão”, conclui o Coronel Dantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário