quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Solenidade marcará a oficialização do Programa Bombeiro Mirim

O Programa Bombeiro Mirim, do Corpo de Bombeiros Militar do RN, se prepara para finalizar mais um ano letivo em alto nível. A solenidade de conclusão das atividades de 2011 irá ocorrer no dia 14 de dezembro, às 16:30 horas, no Sesi Clube, situado na Avenida Mor Gouveia, nº 1480, no bairro de Lagoa Nova, em Natal e reunirá cerca de 600 pessoas entre adolescentes do programa, familiares, autoridades e convidados. A Governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, o Secretário da SESED, Aldair da Rocha, da SEJUC Thiago Cortez, o Comandante Geral do CBMRN, Coronel Elizeu Dantas, e o Comandante Geral da PMRN, Coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, confirmaram as presenças.
Além de comemorar a finalização de mais um ano, a cerimônia marcará a criação oficial do Programa Bombeiro Mirim, pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Lei nº 9.561 de 25 de outubro de 2011, assinada pela Governadora Rosalba Ciarlini Rosado.
Apesar de estar em funcionamento desde 1989, promovendo a inclusão social de adolescentes, mediante a realização de ações educativas sobre temas relacionados com primeiros socorros, prevenção de acidentes e proteção ambiental, o Programa Bombeiro Mirim só foi oficializado pelo Estado no dia 25 de outubro de 2011.
Hoje o Programa Bombeiro Mirim conta com 232 adolescentes, sendo 112 em Natal e 120 em Caicó.
A solenidade desta quarta feira representará a conclusão de 42 adolescentes, mantidos no 1º Grupamento de Bombeiros Mirins de Natal, por dois anos, período máximo definido pela corporação para formação do aluno e marcará a passagem para o segundo ano de 70 alunos, matriculados em janeiro de 2011.
Os adolescentes matriculados no programa permanecem nele por dois anos recebendo reforço escolar, instruções operacionais de bombeiros e participam de dezenas de atividades extraclasses. Assim que concluem os dois anos, eles se despedem do bombeiro, para entrada de novo alunos, e levam consigo os ensinamentos e doutrina de um bombeiro militar.
Os pré requisitos para investidura no projeto são: ter entre 12 e 14 anos, está estudando e ser de família carente.
O Programa Bombeiro Mirim é uma iniciativa de sucesso do Governo do Estado do RN, e tem como objetivo orientar e instruir corretamente as crianças como agir em situações de emergências, além de proporcionar uma maior integração entre a corporação, a escola, a família e a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário