quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Começa hoje, com algumas mudanças, o maior carnaval fora de época do País


A festa tradicional rende-se à mudança e renasce alterada. Dentro de poucas horas, o Carnatal, como a cada doze meses, voltará a ser o grande assunto da capital potiguar, mesmo com a diminuição forçada da estrutura que colocou o carnaval fora de época na posição de maior do Brasil. Nas quatro noites de festa, passarão apenas pelas ruas de Lagoa Nova e não mais pelo extinto Corredor da Folia, diminuindo o percurso em 800 metros. O folião do Carnatal irá encontrar, já no primeiro dia, que começa às 19h, rostos já conhecidos em cima do trio como Bell do Chiclete com Banana e Capilé no Burro Elétrico, além da volta do cantor Netinho, que estará a frente do Bloco Me Leva, relembrando a época do antigo bloco Bikoka.

Alterações a parte na estrutura, as recomendações para os foliões seguem as mesmas: dar preferência a táxi ou ônibus no deslocamento para a festa e também na volta para casa. A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) disponibiliza linhas de ônibus e alternativos que parambem próximos ao local do Carnatal, em especial na avenida Senador Salgado Filho, nas proximidades do antigo Estádio Machadão Uma das parcerias do Carnatal este ano é com a equipe do Via Certa Natal, que vai passar informações em tempo real sobre o trânsito e linhas do transporte público.

Preparação

Dar segurança ao folião, evitar acidentes e permitir fluidez ao trânsito no entorno do Carnatal. Essas são os objetivos principais da Polícia Militar e demais órgãos envolvidos na estrutura de segurança da festividade. A cada dia, cerca de mil policiais estarão patrulhando na área do festival, além de 150 envolvidos diretamente na fiscalização de trânsito do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE). Além das mudanças de percurso dos blocos, haverá ainda mudanças de acesso à festa, como a interdição da Avenida Prudente de Morais na altura do bairro de Candelária.

De acordo com o coronel PM Francisco Araújo Silva, este ano haverá uma intensificação no policiamento ao longo do percurso. "Como não teremos mais um corredor de camarotes, é preciso reforçar dentro do trecho para evitar tumultos. Vários policiais estarão dentro dos blocos para conter possíveis brigas". Diariamente haverá uma média de mil policiais, sendo o sábado o dia com maior efetivo. "Poderemos chegar a 150 homens, dependendo da necessidade". Além do percurso interno, viaturas, motos e cavalaria estarão atentas ao exterior da festa.

Sem contar mais com o ginásio Humberto Nesi (Machadinho), as bases da polícia nos dias de festa passarão a ser a Escola Estadual Rêgulo Tinôco e o quartel do Batalhão de Choque, na Miguel Castro. No Rêgulo Tinôco ainda funcionarão a triagem, a central de monitoramento de câmeras ao longo do percurso e o setor de achados e perdidos.

Na parte do trânsito, o CPRE contará com 150 policiais e três bases de apoio nas avenidas Prudente de Morais, Capitão-Mor Gouveia e Nascimento de Castro. O comandante do CPRE, o coronel PM Francisco Canindé Freitas afirma que serão utilizados 68 etilômetros nos entornos da festa para inibira prática de embriaguez ao volante. "A combinação de álcool e direção costuma ser fatal, por isso essa fiscalização intensa. Queremos proporcionar o máximo de tranquilidade e segurança no trânsito".

Interdições

Entre os trechos que ficarão interditados durante o horário do Carnatal, o destaque está na Prudente de Morais, que será interditada desde as proximidades do ginásio do DED, em Candelária. No local, o canteiro central foi aberto e um semáforo instalado para permitir a circulação de carros na Rua Raimundo Chaves e a Avenida Vinte e Três, desde a BR-101 à Avenida Jaguarari. Não será possível descer pela Prudente de Morais a partir desse ponto em direção à área do Carnatal.

A avenida Capitão-Mor Gouveia também ficará interditada desde o cruzamento com a Rua Jaguarari. A Rua São José também foi fechada nas proximidades da Capitão-Mor Gouveia, assim como a Av. Nascimento de Castro no entorno da área da festa. O viaduto do 4º Centenário estará fechado nos trechos que levam à Lima e Silva. A PRF ainda terá equipes de fiscalização pela BR-101, desde o bairro de Emaús até a festa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário