sábado, 10 de dezembro de 2011

Pesquisa aponta vitória do “não” em plebiscito sobre divisão do Pará


Amanhã, domingo, haverá o plebiscito no estado do Pará, onde os paraenses, mesmo os que residem fora do estado deverão votar sobre a divisão do estado em mais dois estados: Carajás e Tapajós.
Mas, segundo uma pesquisa feita na região do Pará, parece que os paraenses são contra esta divisão: Veja uma matéria que saiu neste sábado, no Diário da Manhã, de Goiânia (GO).
A última pesquisa antes do plebiscito sobre a divisão do Pará, divulgada nesta sexta-feira, 9, pelo Instituto Datafolha, sepultou as esperanças dos separatistas no Estado. A consulta revelou que 65% dos habitantes dos Estado é contra a criação de Carajás e 64% é contra Tapajós.
Pesquisas anteriores já haviam indicado que o "não" à separação será majoritário, principalmente em Belém e nas grandes cidades da região metropolitana, onde se concentra a maioria do eleitorado.
O Datafolha divulgou que a pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 52641/2011, foi feita de terça, 6, a quinta, 8, com 1.213 eleitores em 53 cidades paraenses. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Divisão tiraria receita de vizinhos pobres
Se a divisão do Pará em três territórios for aprovada no plebiscito do domingo, 11"conta" da criação dos Estados de Tapajós e Carajás poderá ser paga por todas as unidades da Federação, principalmente pelas mais pobres.
O motivo seria o ingresso de dois novos beneficiários no Fundo de Participação dos Estados (FPE), um "bolo" de recursos oriundos de impostos federais que a União divide, atualmente, em 27 partes.
Com a eventual redivisão do bolo por 29, o que terá de ser estabelecido em lei até o final de 2012, o mais provável é que todos os atuais Estados tenham perdas - mas elas seriam proporcionalmente mais significativas para aqueles mais dependentes da União, com baixa arrecadação própria de impostos, ou seja, das áreas menos desenvolvidas do Norte e do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário