quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

UFRN divulgou ontem o resultado da primeira fase do vestibular 2012 e 7,7 mil alunos foram eliminados


Quem prestou o concurso vestibular 2912 já pode acessar o site www.comperve.ufrn.br e pegar o resultado da primeira fase do concurso que ocorreu no final de novembro. Neste vestibular 7.701 candidatos que fizeram as provas no mês passado foram eliminados. Ontem, a Comissão Permanente do Vestibular (Comperve) divulgou a lista com o nome dos vestibulandos que terão as provas subjetivas corrigidas e ainda estão na disputa por uma vaga na universidade. Dos iniciais 26.395 concorrentes, 18.694 aguardam o resultado final que ainda não tem data confirmada para ser divulgado. Antes da lista de aprovados, a Comperve vai divulgar a relação de alunos que estudaram em escolas públicas e serão beneficiados com o argumento de inclusão.

Os que não conseguiram atingir o ponto de corte representam 37,9% dos candidatos. O número de inscritos no Vestibular 2012 foi de 30.129, porém, durante os três dias de prova, 3.734 faltaram ou desistiram de concorrer. A UFRN oferece 6.209 vagas distribuídas nos campi de Natal, Currais Novos, Mossoró, Caicó e Santa Cruz. A listagem dos aprovados na "primeira fase" do concurso pode ser consultada no site www.tribunadonorte.com.br.

O resultado do Vestibular deste ano terá uma novidade. De acordo com a presidenta da Comperve, Magda Maia, alguns dias antes da divulgação do listão dos aprovados, será apresentada uma lista dos candidatos que terão o benefício de argumento de inclusão na correção das provas. "Será listado o nome do aluno e o nome da escola onde ele estudou", disse a presidenta. A novidade, segundo Magda, é uma forma de evitar fraudes como a que ocorreu ano passado, quando Antônio Gomes da Silva Filho, primeiro lugar geral no Vestibular 2011 da UFRN, foi excluído e não pôde cursar Medicina por ter fraudado o histórico escolar para ser beneficiado pelo argumento de inclusão.

A correção das provas subjetivas já começou. Cerca de 200 professores estão envolvidos na atividade. Magda Maia não confirmou a data de divulgação do resultado final, mas afirmou que será em janeiro. "Não dá para afirmar agora que dia vamos divulgar o resultado. Depende do andamento dos trabalhos de correção", disse.

Argumento de inclusão é um sistema de pontuação adicional, diferenciado, que toma como referência critérios sócioeconômicos e de desempenho dos candidatos da rede pública no processo seletivo (vestibular). Constitui-se em uma ação transitória, objetivando ampliar o acesso dos alunos da rede pública que, mesmo apresentando um desempenho médio e acima deste no processo seletivo, colocam-se sempre em desvantagem em relação aos alunos da rede privada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário