sexta-feira, 22 de março de 2013

Cravo do Canavial este fim de semana na Casa da Ribeira


A Casa da Ribeira encerra o mês de aniversário com duas sessões do espetáculo Cravo do Canavial, do grupo de teatro Pele de Fulô (RN), nos dias 23 e 24 de março às 20h, com ingresso promocional no valor único de R$10. O espetáculo está entre os 18 contemplados no Edital Cena Aberta Nordeste, com patrocínio da Funarte/MinC.

O espetáculo aborda o universo popular dos Brincadores de Nazaré da Mata (PE). O Maracatu Rural é o Cravo desse Canavial, remetendo aos cravos que os caboclos de Lança usam na boca durante as apresentações. Arquétipo do guerreiro, essas “figuras” do canavial defendem um território marcado historicamente pela desigualdade social, por isso o caráter de resistência presente nesta manifestação, originária na Zona da Mata de Pernambuco, onde os cortadores de cana-de-açúcar são os brincantes.

PELE DE FULÔ
Grupo ainda em formação, o atual elenco é composto por Aldemar Pereira, Andressa Hazboun, Potyra Pinheiro, Thaís Schmidt e Vania Bertoldo. O figurino é de Irapuan Júnior e direção musical de Marco França. A peça faz parte da pesquisa de Mestrado em Artes Cênicas, idealizado e sob a conduçãoo da atriz, preparadora corporal, coreógrafa e atual mestranda da UFRN, Carla Martins, que também dirige o espetáculo.

EXPOSIÇÃO
Além da apresentação, o público vai poder conferir na sala de exposições, no piso superior da Casa da Ribeira, o material coletado pelo grupo durante a pesquisa realizada em Nazaré da Mata (PE) sobre o Maracatu Rural Cambinda Brasileira*, que inspirou o processo criativo dos atores e auxiliou na montagem do espetáculo, que fala sobre o universo dos caboclos de lança de Pernambuco. A exposição foi idealizada pelo grupo Pele de Fulô sob a curadoria da artista visual Thaís Schmidt, que também é atriz do grupo.

*O Maracatu Cambinda Brasileira é um dos 20 grupos de maracatu de Nazaré da Mata – terra do maracatu rural – e o segundo mais antigo de Pernambuco, fundado em 1918. 

Sobre o Cena Aberta Nordeste
De outubro do ano passado até abril de 2013, os 18 projetos contemplados pelo Edital Cena Aberta Nordeste ocuparam/ocuparão a Sala Cosern de Teatro da Casa da Ribeira com espetáculos de teatro, dança e performances, além de intervenções pelas ruas do histórico bairro da Ribeira. O Cena Aberta Nordeste foi contemplado pelo Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro da Funarte e Ministério da Cultura. Nesta edição o edital atingiu os nove estados da região Nordeste e contemplou artistas do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Ceará, Alagoas e Bahia. 

Outras informações e reservas pelo (84) 3211-7710

Nenhum comentário:

Postar um comentário