sexta-feira, 8 de março de 2013

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


CERES Caicó promove a II Semana da Mulher

O Laboratório Internacional de Movimentos Sociais e Educação Popular (LAMPEAR), a Incubadora Articulação para Fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários (AFESOL) e o recém-criado Grupo de Arte e Resistência Cultural "TRAVESSIA..." realizam a II Semana da Mulher no CERES/UFRN, no período de 8 a 15 de março.

A abertura do evento será nesta sexta-feira, 8, na Casa de Cultura de Caicó, a partir das 19h, com a confraternização entre a Universidade e a sociedade em homenagem às mulheres lutadoras pela emancipação social. Serão exibidos curtas-metragens e haverá a apresentação de concertos musicais.

A programação contempla debates sobre violência contra mulher, direito ao parto humanizado, direitos de gestantes e lactantes, direito ao aborto e outras questões de gênero, além de testemunhos, lançamento de livros e ciclo de cinema temático.

A programação completa da II Semana da Mulher pode ser acessada na página http://lampear.blogspot.com

DAD abre inscrições para futsal feminino

A Divisão de Atividades Desportivas (DAD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) abre inscrições para a equipe de futsal feminino. As vagas são destinadas para as alunas da UFRN, com prioridade para aquelas que já tenham sido atletas da modalidade anteriormente.

Para realizar a inscrição, as interessadas devem comparecer ao Ginásio II nas terças-feiras, das 16h às 18h; nas quintas-feiras, das 17h às 19h, e nos sábados, das 10h30 às 12h, para falar com o técnico Fábio Miranda.

Mais informações no site www.dademdia.yolasite.com ou no telefone 3215-3322.

EMUFRN recebe pianista Bibiana Bragagnolo

A Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN) recebe nesta segunda-feira, 11, a pianista curitibana Bibiana Bragagnolo. A apresentação começa às 20h e contará com peças de Shostakovich, Mozart, Schumann e Debussy.

Bibiana Bragagnolo é licenciada em Música e bacharel em Piano pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), onde foi aluna de piano da professora Carmen Célia Fregoneze.

A musicista participou de masterclasses com os professores de piano famosos como Mauricy Martin, Cristina Gerling, Simone Leitão, Anna Kijanowska, Kyoko Hashimoto e Hamilton Toscarollo. Também participou das XXVII, XVIII e XIX Oficinas de Música de Curitiba, quando teve a oportunidade de ter aulas com os poloneses Piotr Banasik e Piotr Zukowski e com a alemã Dunja Robotti. Atualmente, a pianista cursa Mestrado em Práticas Interpretativas na UFPB.

Mais informações no site http://www.sigaa.ufrn.br/sigaa/public/programa/portal.jsf?lc=pt_BR&id=7268.
A oitava edição da revista Bagoas será lançada no portal de periódicos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no endereço http://www.periodicos.ufrn.br/.  A revista foi criada em 2007 e é uma publicação semestral do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da UFRN. Nos próximos dias, a edição impressa chegará às bancas.

A revista publica artigos resultantes de estudos teóricos e pesquisas empíricas sobre gênero, sexualidade, homossexualidade, destacando espaço para os estudos gays, nomeadamente as reflexões sobre o homoerotismo, lesbianismo, transgêneros, conjugalidades e parentalidades homossexuais, identidades GLBTT.

Publica também trabalhos de teoria social, análises da política e reflexões sobre direitos humanos que constituam contribuições ao pensamento crítico sobre as temáticas centrais da proposta editorial.

Neste número a Bagoas traz onze artigos. Quaisquer comentários ou sugestões sobre a publicação podem ser enviados diretamente para a editoria da Bagoas: 
bagoas@cchla.ufrn.br.

Programa do Departamento de Psicologia da UFRN propõe combate a timidez

O programa de enfrentamento da timidez, promovido pelo Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com o apoio da Pró-reitoria de Extensão, é um projeto de terapia breve, realizada em grupo, para pessoas com dificuldade de se comunicar. O projeto, que está sob a coordenação da professora Drª Neuciane Gomes da Silva, consiste em aprimorar as habilidades sociais das pessoas, contribuindo para a diminuição do medo e ansiedade.
O público alvo são jovens e adultos, e as vagas não são restritas aos universitários, podendo participar também pessoas que não tenham relação com a instituição. Os interessados podem procurar o Serviço de Psicologia Aplicada (SEPA) que está localizado próximo à Biblioteca Central Zila Mamede, na UFRN.
As inscrições serão abertas a partir do dia 11 e vão até o dia 28 de março. Estas poderão ser realizadas também por telefone, de segunda a sexta, das 7h30 as 17h30, através dos números 3215-3603/3215-3604. Serão realizadas 12 sessões, com encontros semanais com duração de 2 horas/cada. O atendimento será feito em grupo e ocorrerá em um desses três horários: segunda as 14 e 16h e quarta as 9h30.

Fundação de Apoio à Pesquisa do RN lança Prêmio Mulher Pesquisadora 2013

Durante a semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN) convida pesquisadoras ou especialistas que possuam trabalhos pautados sobre o Rio Grande do Norte a participarem do Prêmio FAPERN Mulher Pesquisadora 2013. O prazo para inscrição segue aberto até o dia 13 de março. Realizado a cada dois anos, o prêmio está na sua terceira edição.
Dados do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) mostram que a presença de mulheres atuando nas engenharias e outros seguimentos científicos ainda é pequena. O Prêmio FAPERN Mulher Pesquisadora tem como intuito promover o reconhecimento às mulheres que produzem contribuições relevantes para o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural do Rio Grande do Norte.
O Prêmio é dividido nas seguintes categorias: Jovem Pesquisadora (para mulheres com até dez anos de atuação em determinada área de conhecimento) e Pesquisadora Sênior (destinado a mulheres com no mínimo dez anos de atuação em determinada área de conhecimento).
A seleção dos trabalhos inscritos será feita em duas fases. Na primeira o corpo técnico da FAPERN irá observar se as candidatas preencheram todos os requisitos presentes no regulamento; na segunda fase serão escolhidas as candidatas à premiação, composta por diploma e pelo troféu Vênus de Willendorf. Criado pelo artista plástico Guaraci Gabriel, o troféu Vênus Willendorf utiliza a mais antiga imagem da figura humana e simboliza a contribuição da mulher à ciência.
As candidatas podem enviar a documentação via Correios ou entregar pessoalmente na sede da FAPERN, no Centro Administrativo, em Lagoa Nova, até o dia 18 de março de 2013. O edital e a ficha de inscrição estão disponíveis no endereço eletrônico da FAPERN (www.fapern.rn.gov.br).

Pesquisadoras da UFRN que já receberam o Prêmio

Na primeira edição do Prêmio foi contemplada na categoria Jovem Pesquisadora a engenheira têxtil Dorivalda Neira que apresentou o projeto Reaproveitamento de embalagens de EPS como isolante térmico de cobertura; e na categoria Pesquisadora Sênior, Lucymara Fassarella, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que atua na área de biotecnologia, com ênfase em genética.
Na segunda edição, a professora Técia Maria de Oliveira Maranhão conquistou a categoria sênior por realizar trabalhos e pesquisas voltados à saúde da mulher. A pesquisadora Tirzah Braz conquistou a 2ª edição do prêmio Jovem Pesquisadora após apresentar um projeto sobre biologia molecular do câncer de mama no Rio Grande do Norte junto com a Liga Norte-Rio-grandense contra o Câncer e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Outras informações sobre o processo de inscrição ou edital podem ser obtidas pelo e-mail: eventosfapern@gmail.com.

 Sábado de brega no Pepper´s Hall

A irreverência regada ao ritmo dos bons bregas será a pedida deste sábado no Pepper´s Hall. A banda Faringes da Paixão, que já tem oito anos de carreira, vai se apresentar na casa, ao lado dos potiguares do Cinzeiro de Motel. A festa “BregaChic” promete muita animação a partir das 22h.
O grupo Faringes da Paixão lançou composições inéditas como “Mulher de Tiquinho” e “A saga de cabeção”. A banda é comandada pelo cantor Marcelo Araújo, o guitarrista Chico Carvalho, o percussionista Emmanuel Ferreira, o baixista Pedro Mascarenhas e o baterista Alvaro Alves. Recentemente, a banda lançou nas redes sociais o clipe “Mulher de Tiquinho”, que já alcançou mais de 25 mil visualizações no youtube.
Comemorado nesta sexta-feira (08), o Dia Internacional da Mulher será de muita balada e curtição no Pepper´s Hall. A casa realiza a festa “Feel the Mix” e convida as mulheres para curtir bastante. Todas elas terão o valor da entrada revertido em consumação. A noite será animada pela banda Dubê, que faz sua estreia na casa, o Forró pra Recordar e o grupo Novo Grito. 


Ribeira Boêmia será palco do encontro dos sambas e bambas

Amanhã, sábado, 09, Natal será palco de mais um encontro de bambas dos sambas potiguar e carioca. É quando acontece a 3ª edição do Projeto Ribeira Boêmia, que vai reunir o compositor carioca Alexandre Nunes e as bandas potiguares Arquivo Vivo e Samba Preto no Branco. A festa será a partir das 18h30, no Cultura Clube, na Ribeira, por trás do TAM.

 Segunda Mini Maratona Feminina – Casa do Bem será neste domingo

A segunda edição da Mini Maratona Feminina - Casa do Bem acontece neste domingo dia 10 de março, a partir das 16h na Via Costeira, partindo do único posto de combustíveis da avenida, comemorando o Dia Internacional da Mulher e reunindo todos os sexos em torno da saúde e da filantropia, uma vez que o resultado financeiro do evento,vai ser revertido para início da construção do estúdio musical da Casa do Bem.

A Mini Maratona Feminina, uma corrida de 5km, é uma promoção do empresário Henrique Oliveira e tem percurso de 2,5km em direção à praia de Ponta Negra e volta. As inscrições estão sendo feitas na loja Carmen Steffens - Midway Mall e Natal Shopping, Pittsburg - Prudente de Morais, Jovially Clínica Estética - Rua Açu, 708 - Tirol - Natal/RN, Minds English School - Av. Floriano Peixoto, 501 - Petrópolis - Natal/RN, Açaí do Grilo - Av. Odilon Gomes de Lima - Capim Macio - Natal/RN, custando R$ 35,00. A premiação é simbólica e envolve um curso de inglês de 18 meses completo, com material incluso.

Esse prêmio vai ser entregue pela Miss Mundo RN 2013, Helô Campos, que inclusive vai para o Miss World Brasil no mês de março. Vários sorteios vão acontecer depois do anuncio dos vencedores. 
     
Todos os participantes inscritos vão ganhar medalhas e concorrer aos prêmios. Será permitida a participação de homens, mas vão largar no último pelotão. Não é necessário usar roupa feminina. O local da entrega dos kits do evento ainda está sendo definido. Para saber mais: www.ronze.com.br

Comissão Científica de Futebol seleciona alunos para jogar nos EUA

A Comissão Científica de Futebol do projeto de extensão “UFRN na Copa” selecionou cinco alunos que foram convocados para jogar em instituições americanas, em campeonato que acontece a partir do mês de agosto. Essa convocação foi resultado da parceria do projeto da Universidade com uma empresa especializada em esporte e educação, a Next Level.

Os alunos selecionados fazem parte do time de futebol composto por 21 alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte dos mais diversos cursos de graduação e pós-graduação, acompanhados pela Comissão Científica de Futebol desde 2012.

A Comissão Científica de Futebol da UFRN é formada por uma equipe de alunos multidisciplinar, de cursos como Educação Física, Fisioterapia, Nutrição e Biologia, que preparam os estudantes para jogar futebol. Essa equipe, segundo João Roberto Liparotti, coordenador do projeto UFRN na Copa, hoje é bicampeã estadual de futebol universitário.

Liparotti destaca a importância da preparação desses jogadores pela Universidade, afirmando que “é possível estudar, fazer pós-graduação e jogar futebol”. Ele afirmou que o projeto está comprovando que é falsa a ideia de formar jogador sem dar estudo para os jovens, como vem acontecendo no País. Ele cita o exemplo de Pelé, que fez graduação em Educação Física.

Os jogadores universitários convocados para jogar nos EUA são: Leonardo Vieira Freire (Ciências Biológicas); Sylas Bezerra de Moura (Educação Física); Jerônimo Lucas de Araújo Júnior (Química do Petróleo); Jessé Pereira Pinto Neto (Comunicação Social – habilitação em Jornalismo); e Arnaldo Cipriano de Medeiros Júnior (Gestão de Políticas Públicas).

UFRN na Copa

UFRN na Copa é um projeto de extensão da UFRN que envolve alunos, servidores técnico-administrativos e professores, na discussão e organização de ações, serviços, eventos, projetos e pesquisas que podem qualificar planejamento, controle e avaliação do futebol potiguar (como legado), visando à realização da Copa do Mundo no Brasil em 2014 e em Natal, uma das cidades-sedes. O objetivo é buscar o desenvolvimento crítico, reflexivo e ativo da sociedade natalense e de parceiros de qualquer parte do “planeta futebol” sobre a Copa 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário