sexta-feira, 15 de março de 2013

Sinfônica da UFRN apresenta concerto com violinista convidada


O festival Unibral segue até a próxima terça-feira, 18, oferecendo masterclasses gratuitos aos alunos da EMUFRN e recitais de alto nível ao grande público. Neste sábado, o auditório Onofre Lopes abre as portas para mais um concerto da Orquestra Sinfônica da UFRN, desta vez contando com a especial participação da violinista Gabriela Queiroz. O concerto começa às 20h, com entrada franca.

O evento é um esforço conjunto de três universidades brasileiras consorciadas (UFRN, UFRJ e UNIRIO) que conta também com participação da universidade alemã HochSchule fur Musik de Karlsruhe. O intercâmbio é promovido pelo Programa Unibral, que apoia projetos entre universidades brasileiras e alemãs.

Gabriela Queiroz iniciou seus estudos de violino aos quatro anos de idade em João Pessoa (PB), sob orientação do professor Ademar Rocha. Sua formação inclui os professores Daniel Guedes (RJ), com o qual se graduou no Conservatório Brasileiro de Música em 2007, Marcello Guerschfeld (RS), Patinka Kopec (NY-EUA) e Shmuel Ashkenasi (Chicago-EUA). Foi vencedora de diversos concursos no Brasil, entre eles o “Jovens Instrumentistas do Brasil” – Piracicaba 2001, o Furnas Geração Musical – Rio de Janeiro 2006, e o “Concurso Nelson Freire” – Rio de Janeiro 2010.

A violinista participou de diversos festivais e cursos nacionais e internacionais, dentre os quais se destacam o “Margess International” (Zuoz-Suíça/2005) e o Keshet Eilon Violin Mastercourse (Israel/2010), e frequentou Master Classes com renomados violinistas, como Chaim Taub, Ida Handel, Shlomo Mintz, Hagai Shaham e Detlef Hahn.

Gabriela se apresenta com frequência como solista em todo o Brasil, tendo atuado junto às orquestras sinfônicas Brasileira, de Sergipe, da Bahia, do Paraná, de Minas Gerais, filarmônica do Espírito Santo, entre outras. Como camerista, é integrante do Quarteto da Guanabara e tem se apresentado ao lado de renomados músicos, entre eles Shmuel Ashkenasi, Ori Kam, Alex Klein e Daniel Guedes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário