segunda-feira, 4 de março de 2013

NOTÍCIAS DA UFRN

Seleção de Futebol da UFRN abre vagas para novos integrantes
A Seleção de Futebol da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) abre vaga para novos integrantes. Podem participar alunos da UFRN e não há cobrança de taxa de inscrição e nem de mensalidade.
Interessados devem enviar nome, curso e matrícula para o e-mail: selecaofutebolufrn@hotmail.com. As convocações para os peneirões serão realizadas conforme a demanda de cada Centro Acadêmico.
Os testes acontecerão aos sábados, no campo de futebol 2, da Universidade (próximo ao Setor I), às 8h. Durante os treinos serão realizados amistosos entre os Centros de Ensino, de acordo com a quantidade de jogadores. Àqueles que passarem na seleção, os treinamentos acontecerão todas as segundas, quartas-feiras e sábados, das 8h às 10h30.
A Seleção Permanente de Futebol da UFRN é Bi Campeã do Campeonato Estadual Universitário. Em 2011, após o estadual, os jogadores foram a São Paulo participar da competição nacional entre universidades. Já em 2012, participou do nacional em Porto Seguro, Bahia.


Museu Câmara Cascudo comemora Dia do Paleontólogo
Nesta quinta-feira, 7 de março, o Museu Câmara Cascudo (MCC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), comemora e homenageia o dia do Paleontólogo, com o PaleoFesta, um evento temático aberto ao público, que reúne exposição oral, mostra do acervo e coquetel.
A solenidade de abertura começa às 9h. Em seguida haverá exposição oral sobre o histórico da pesquisa paleontológica no Rio Grande do Norte e a continuação desse legado pela nova geração de pesquisadores, com a apresentação de seus mais recentes trabalhos.
Em sequência, será exposta parte do acervo da coleção de Paleontologia Onofre Lopes, onde constam fósseis referentes a mamíferos pleistocênicos do RN, como preguiças e tatus gigantes, mastodontes e tigres dentes de sabre; fósseis de peixes da bacia do Araripe; pegadas de dinossauros procedentes de Souza/PB; fósseis de invertebrados da bacia potiguar e de outras regiões do mundo.
Faz parte da mostra a exposição de uma coleção de réplicas de alguns dos fósseis mais importantes da História da Paleontologia, como o crânio do Herrerasaurus, um dos dinossauros mais antigos que se conhece, com cerca de 228 milhões de anos, e o Archaeopteryx, famoso fóssil, que apresenta características intermediárias entre aves e dinossauros, e que por isso já foi considerado “o elo perdido” entre esses grupos.
O evento é promovido pelo Laboratório de Paleontologia e o Setor de Pesquisa e Documentação. A comemoração é um evento aberto ao público e gratuito e será encerrada às 12h, com o coquetel “pré-histórico”.


CDRH da UFRN debate assédio moral em ambiente de trabalho
O Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a convite do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (SINTE), promoveu na tarde do dia 28 de Fevereiro de 2013, no auditório do Sindicato, uma palestra sobre como identificar e como se defender do assédio moral em ambiente de trabalho.

A palestra ministrada pelo advogado Emanuel Palhano e pela estudante Natália Guimarães, membros da equipe jurídica do CRDH-UFRN, explanou os conflitos sociais em ambiente de trabalho, orientou os professores e servidores sobre como identificar quando os conflitos cotidianos evoluem para assédio moral, e como se defender administrativa e judicialmente de tais infortúnios.
 

Após grande aceitação do público do evento, a parceria entre o CRDH e o coletivo de professores pretende promover novos eventos sobre a temática do assédio moral, especificamente no recorte do assédio sexual contra mulheres e discriminação homofóbica ou de ordem religiosa dentro do ambiente de trabalho.

O CRDH, projeto de extensão da UFRN, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, além de atender casos individuais e coletivos de violações em Direitos Humanos no RN, promove em parceria com associações diversas, tais como sindicatos, espaços de capacitação e formação em Direitos Humanos, de acordo com a demanda apresentada pela comunidade.
O CRDH atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sem intervalo para almoço, com horário marcado e pelos telefones (84) 3215-655/9193-6419. O CDRH fica localizado à Av. Gustavo Guedes, nº1880, Cidade Jardim, no prédio do CRUTAC.


Programa Memória Viva entrevista médico Tarcísio Gurgel de Sousa
O Programa Memória Viva, transmitido pela Televisão Universitária da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), exibirá nesta quarta-feira, 6, a reprise do programa com o médico pediatra Tarcísio Gurgel de Sousa.
A entrevista acontece às 20h e terá como entrevistadores o administrador Gleydson Batalha e o jornalista Walter Medeiros. O programa é apresentado pelo jornalista Tarcísio Gurgel.
O médico é formado pela UFRN em 1972. Fez residência médica no hospital dos servidores do Rio de Janeiro, com especialização em pediatria pela sociedade brasileira de pediatria.
Tarcísio foi presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria do Rio Grande do Norte e médico perito da Previdência Social de Natal. Atualmente, é pediatra do hospital Percílio Alves, em Ceará-Mirim e do ambulatório médico de Nova Natal.

UFRN realiza comemoração do Dia Internacional da Mulher
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP), realiza, no dia 8 de março, uma série de atividades referentes ao Dia Internacional da Mulher, no Auditório Otto de Britto Guerra, prédio da Reitoria.

As comemorações se iniciam às 9h, com música ao vivo e distribuição de flores para todas as mulheres presentes. Logo após, a reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, faz pronunciamento sobre a importância da data.

Às 9h30, a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Mirian Dantas, lança o programa Saúde da Mulher. Após o lançamento, o professor Reginaldo Antônio de Oliveira Freitas apresenta a palestra “Maternidade Segura: Um direito a ser conquistado”.

O pró-reitor de Planejamento, João Emanuel Evangelista de Oliveira, faz homenagem às servidoras da Universidade às 10h20. O evento se encerra com sorteios de brindes e café da manhã no pátio da Reitoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário