segunda-feira, 18 de março de 2013

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Cursinho da UFRN Gratuito preparatório para O ENEM abre inscrições
O Proceem - Cursinho da UFRN está com inscrições abertas nos dias 19 (terça) e 20 (quarta) de março das 14h às 19h. As inscrições acontecerão na sede do cursinho localizada na Rua Gustavo Guedes, 1880 - Capim Macio (próximo ao nordestão Cidade Jardim).
Este ano, serão aceitos SOMENTE alunos concluintes do ensino médio (3° ano). Documentação exigida: declaração de que é aluno do 3º ano do ensino médio em escola da rede pública em 2013, cópia do documento de identidade e CPF. Outras Informações: 3215-3272, 9477-2257, 8838-0999, 9635-7579 e 8861-2176.
O Cursinho da UFRN é um projeto da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) que consiste no oferecimento de curso preparatório para o ENEM. Seu objetivo é ampliar as expectativas e oportunidades de acesso na Universidade aos estudantes de escolas públicas. É, portanto, dirigido a estudantes do ensino médio (concluintes ou cursando o 3º ano) de escolas públicas, sendo a docência exercida por estudantes da graduação UFRN – Ciências Biológicas, Geografia, Física, História, Letras Português, Letras Inglês, Letras Espanhol, Matemática e Química.

SRI inicia inscrições para o Programa de Bolsas Luso-brasileiras
A Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) publicou nesta segunda-feira, 18, o Edital para a seleção dos estudantes de graduação no Programa de Bolsas Luso-brasileiras.

O Programa faz parte do Plano de Apoio ao Ensino Superior (PAES) no eixo de mobilidade internacional e é uma parceria entre a Instituição e o Banco Santander, por meio do projeto Santander Universidades.

Desde sua criação em 2007, já foram contemplados 54 estudantes da UFRN, que ficaram durante seis meses em universidades de ponta portuguesas.

Serão disponibilizadas oito bolsas para alunos matriculados nos cursos regulares de graduação da UFRN, presenciais ou a distância, cada uma no valor de € 3.300, durante o período total de estadia do aluno.

As inscrições estarão abertas entre os dias 22 de março e 24 de maio de 2013. Os interessados devem realizar primeiro uma pré-inscrição pelo site do Santander: www.santanderuniversidades.com.br/bolsas . O candidato também deve realizar a sua inscrição junto a SRI, através do site www.sri.ufrn.br, e enviar e-mail para secretaria@sri.ufrn.br .

Cia Oxente de Teatro da Paraíba apresenta temporada na Casa da Ribeira
Contemplado no Edital Cena Aberta Nordeste (Prêmio Funarte/Minc) o espetáculo Anáguas, da paraibana Companhia Oxente de Teatro, entra em cartaz na próxima quarta-feira (20) para temporada de três dias na Casa da Ribeira. Cada sessão, com início às 20h, terá limite de ingressos, que podem ser adquiridos a partir de terça-feira, das 16h às 22h na bilheteria da Casa da Ribeira.

Anáguas discute a relação familiar permeada de intrigas, rancores e ciúmes. Na trama, estão três personagens – a mãe, Maria das Graças (Margarida Santos); a filha considerada o esteio da família, Maria Exaurina (Mônica Macedo); além da caçula e ovelha negra, Maria Cândida (Palmira Palhano). Juntas, elas lutam para que suas convicções e crenças sejam aceitas como verdadeiras.

Em cena discussões contemporâneas sobre o teatro, a nível mundial e brasileiro, que vislumbram profundas mudanças tanto no processo de construção e produção como no resultado final e estético. O espetáculo, através de sua direção, ousadamente representa uma dessas mudanças ao colocar a plateia dentro da cena transformando-a em atores coadjuvantes e parte essencial da dramaturgia.

A direção da peça, assinada por José Maciel, optou por uma montagem triangular e atemporal. Três escadas formam o espaço trabalhado pelas atrizes e definem bem a intenção do poder que essas mulheres pretendem exercer diante da família. Quem vislumbra o espetáculo é parte essencial dele, sendo envolvido na cena como coadjuvante. O texto da peça é de Lourdes Ramalho.

OXENTE - 30 anos
A Companhia Oxente de Teatro foi fundada no município de Alagoa Grande (PB), em 17 de agosto de 1983. O grupo desenvolve um processo de trabalho fundamentado na investigação do universo regionalista nordestino. Em sua trajetória, já representou a Paraíba em vários festivais, obtendo êxito por parte da crítica e do público.

Sobre o Cena Aberta Nordeste
De outubro do ano passado até abril de 2013, os 18 projetos contemplados pelo Edital Cena Aberta Nordeste ocuparam/ocuparão a Sala Cosern de Teatro da Casa da Ribeira com espetáculos de teatro, dança e performances, além de intervenções pelas ruas do histórico bairro da Ribeira. O Cena Aberta Nordeste foi contemplado pelo Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro da Funarte e Ministério da Cultura. Nesta edição o edital atingiu os nove estados da região Nordeste e contemplou artistas do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Ceará, Alagoas e Bahia. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário